Pesquisa e Inovação

Pesquisa comprova poder da música clássica em acalmar crianças na ida ao dentista

Trabalho da Faculdade de Odontologia da UFMG utilizou sinfonia de Mozart.

Uma pesquisa, desenvolvida pela professora do Departamento de Odontopediatria e Ortodontia da Faculdade de Odontologia da UFMG, Júnia Serra-Negra, investiga como a música pode ser capaz de acalmar as crianças durante o atendimento odontológico. O trabalho utilizou a “Sinfonia 40”, criada pelo compositor austríaco Mozart.  Veja o vídeo produzido pela TV UFMG.


Segundo a professora Júnia, o nervosismo nas crianças surge a partir de múltiplos fatores, como possíveis experiências traumáticas.   A professora conta que a música como ferramenta para diminuir a ansiedade já é uma área bastante explorada pela neurociência, uma vez que as ondas sonoras atuam diretamente no cérebro. Muitas dessas pesquisas abordam o efeito da música clássica neste contexto; diferente de outros gêneros musicais que promovem agitação, as ondas sonoras da música clássica atuam como efeito tranquilizante diretamente no cérebro. A pesquisa desenvolvida por Júnia também contou com a ajuda de outras áreas, como a psicologia e a fonoaudiologia.

Equipe de produção do vídeo: Vitória Brunini (produção e reportagem); Júlia Calasans e Renato TemponiI (reportagem);  Antônio Soares, Cássio de Jesus e Ravik Gomes (imagens); Kennedy Sena. (edição de imagens); Pablo Nogueira e Ruleandson do Carmo (edição de conteúdo).