Pesquisa da UFMG sobre dengue recebe menção honrosa no Prêmio Mares Guia

Ao centro, o patrono do prêmio, Marcos dos Mares Guia, em 1964, durante defesa de sua tese de doutorado em enzimologia na Tulane University of Louisiana Acervo ICB

Com pesquisa que investiga a fisiopatologia da dengue, a professora Danielle da Glória de Souza, do Departamento de Microbiologia, foi agraciada com menção honrosa na 8ª edição do Prêmio de Pesquisa Básica Marcos Luiz dos Mares Guia, cuja solenidade de entrega será realizada hoje, dia 3, em cerimônia na sede da Fiemg (Avenida do Contorno, 4.456, 4º andar), a partir das 18h30.

Criado pelo Governo do Estado, o prêmio contempla, em anos pares, pesquisadores mineiros que tenham se distinguido na condução de estudos e pesquisas que contribuíram, de forma significativa, para o avanço da ciência e preferencialmente apresentem potencial para subsidiar o desenvolvimento tecnológico. Nos anos ímpares, são reconhecidas instituições/empresas que contribuem para o avanço da pesquisa científica.
Nesta edição, serão contempladas a categoria Pesquisador, cuja vencedora foi Elizabeth Pacheco Batista Fontes, da Universidade Federal de Viçosa (UFV), e a subcategoria Jovem Pesquisador, que vai premiar Matheus Puggina de Freitas, da Universidade Federal de Lavras (Ufla).

A menção honrosa na categoria Jovem Pesquisador será entregue a Danielle da Glória de Souza e a José Barbosa dos Santos, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

A comissão julgadora do prêmio é formada por seis membros indicados por instituições de ciências e pesquisa do estado – dois indicados pelo Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), um pelo Conselho Estadual de Ciências e Tecnologia (Conecit), um do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior de Minas Gerais (Ipes), um do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e um da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). Entre os indicados pela Fapemig, ao menos um precisa pertencer à UFMG, instituição onde atuou o patrono do prêmio.

Patrono
Marcos Luiz dos Mares Guia foi um dos mais importantes pesquisadores da área de biotecnologia do Brasil, sendo responsável pela descoberta da insulina humana recombinante.

O cientista foi um dos fundadores da primeira empresa capaz de fabricar o material no país, dando um importante passo para a geração de inovação no estado.

Escolhido como patrono do prêmio, Mares Guia foi professor do Departamento de Bioquímica e Imunologia do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG.

Com Assessoria de Comunicação Social da Fapemig