Pesquisa e Inovação

Pesquisa da UFMG sobre saúde mental durante pandemia divulga primeiros resultados

Dados mostram índices de qualidade de vida profissionais de saúde e sociedade civil

A pesquisa Influência da covid-19 na saúde mental da população brasileira e de seus profissionais de saúde tem seus primeiros resultados divulgados no artigo Qualidade de vida dos profissionais de saúde em tempos de pandemia, submetido a uma publicação da Associação Americana de Psicologia (APA). 

Com base na avaliação WHOQOL, questionário da Organização Mundial da Saúde (OMS) que tem como objetivo medir a qualidade de vida de grupos sociais de forma transcultural, foi montada uma amostragem de 97.379 pessoas avaliadas áreas da saúde, assim como da sociedade civil. “Em comparação com a população no geral, os profissionais da saúde estão relatando, no início, em março, maio, abril, uma qualidade de vida um pouco melhor”, diz Débora Marques de Miranda, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFMG e uma das integrantes do grupo de pesquisadores. “A gente atribui isso um pouco ao próprio conhecimento, [...] então antes que a exaustão chegasse isso pode ter minimizado um pouco o impacto nos profissionais da saúde”, afirma a professora.

A segunda etapa da pesquisa foi iniciada em novembro, com a liberação de um novo questionário de avaliação. De acordo com Débora Miranda, é esperado que as pessoas, principalmente as que tinham diagnósticos anteriores, estejam mais estressadas, mais cansadas, com quadros de depressão e ansiedade realçados, além de poderem apresentar uma baixa nos indicadores de qualidade de vida e pouca manutenção dos cuidados preventivos. “A falta da perspectiva de que isso passe é difícil para que as pessoas possam sustentar muito tempo, então eu imagino que as faltas de cuidado devem estar associadas ao cansaço”, afirma a professora.  A mesma pesquisa será feita a cada seis meses, até 2022, para avaliar como a população está se adaptando à pandemia de covid-19. Todos os participantes que manifestarem interesse poderão receber relatório sobre seu quadro de saúde mental.  

Equipe: Vitória Fonseca (produção), Otávio Zonatto (edição de imagens) e Renata Valentim (edição de conteúdo)