Pesquisa e Inovação

Pesquisa em acervo da UFMG gera livro sobre ‘arquitetura do fantástico’ na obra de Murilo Rubião

Murilo Rubião
Murilo Rubião murilorubiao.com.br

Os estudos de pós-doutorado de Ricardo Iannace, realizados no Centro de Estudos Literários e Culturais do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG, resultaram no livro Murilo Rubião e a arquitetura do fantástico, recém-lançado pela Edusp. Sob a perspectiva da literatura comparada, o pesquisador concentra suas análises nas edificações que aparecem em contos que dialogam com o cinema, a fotografia, a pintura e outras artes.

Ricardo Iannace
Ricardo Iannace Arquivo pessoal

Segundo a apresentação da obra de Iannace, “a presença do insólito e o estigma da reescrita na prosa do autor de O ex-mágico são abordados por meio da intertextualidade com o mito de Babel, evocando temas da ordem do contemporâneo ligados ao jogo e à disputa do poder territorial”. O autor discute o humor negro em Murilo Rubião “como performance que acena ao fenômeno da indústria cultural” e trata do gênero fantástico em diálogo com filósofos que teorizam sobre discursos, escrituras e ocorrências migratórias, como Michel Foucault, Jacques Derrida e Gilles Deleuze.

Em seu texto para a orelha do livro, o professor da UFMG Wander Melo Miranda destaca que Iannace inova ao articular a arquitetura em alguns contos a imagens, história em quadrinhos e filmes, além de textos de Kafka e Poe, “que vão compondo uma sorte de performance rizomática com a qual procura dar conta da ‘reincidência exaustiva’ do múltiplo e do interminável nos originais thrillers murilianos”.

Mestre em Literatura Brasileira e doutor em Teoria Literária e Literatura Comparada pela USP, Ricardo Iannace leciona na área de Literatura Infantil e Juvenil do Programa de Pós-graduação em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa da mesma universidade. É também pesquisador do Núcleo de Estudos do Acervo de Escritores Mineiros da UFMG e do grupo Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, vinculado à USP. Atua nos segmentos de comunicação e expressão, literatura e outras artes, literaturas infantil e juvenil, fantástico e ficção da distopia.

Livro: Murilo Rubião e as arquiteturas do fantástico
Autor: Ricardo Iannace
Edusp
176 páginas / R$ 30,40, no site da editora