Notícias Externas

Pesquisador da Enfermagem publica livro sobre não monogamia e o universo LGBTQIA+

Apesar de ser aparentemente pessoal, a obra aborda questões políticas e sociais

O autor pretende publicar mais dois livros discutindo essa temática para transformar os trabalhos em uma trilogia
O autor pretende publicar mais dois livros discutindo essa temática para transformar os trabalhos em uma trilogia Reprodução / Divulgação

Revisitar o passado dos nossos afetos com os olhos do presente nem sempre precisa ser uma experiência dolorosa ou vergonhosa e é essa a proposta do escritor e doutorando em enfermagem Alef Santana. Em seu livro de estreia, ele tenta fazer um passeio porsua vida afetiva, considerando toda a bagagem que mudou em sua experiência ao se entender, primeiro, como bicha e, então, como não-monogâmico. É a partir dessa nova perspectiva, encarada com uma forte veia política, que ele se volta para as suas experiências.

Em entrevista ao programa Universo Literário desta segunda-feira, 5, Alef Santana falou sobre o livro Bixa ex-monogâmica. O escritor e doutorando em Enfermagem da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto, da USP, falou sobre como chegou ao campo da literatura e da relação entre o doutorado e a publicação. Na conversa com a apresentadora Michelle Bruck, Santana também abordou questões do universo LGBTQIA+, como o termo bixa e conceitos relativos aos relacionamentos, como amor romântico, monogamia e não-monogamia.

“Este não é um livro de autoajuda, tampouco de ficção. Este é um livro que discorre sobre os processos dos quais percebendo meu lugar no mundo, e a medida que fui me encontrando como pessoa não monogâmica, instiguei-me a questioná-los e refleti-los”, explica o entrevistado, em trecho do livro Bixa Ex-monogâmica.

Produção: Carlos Ortega e Marden Ferreira, sob orientação de Luíza Glória

Publicação: Flora Quaresma, sob orientação de Hugo Rafael