Saúde

Pesquisadores da UFMG desenvolvem vacina contra Aedes Aegypti

Prevenção ao vetor eliminaria várias doenças como Dengue, Zika e Chikungunya

Dengue, Zika e Chikungunya são apenas algumas das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti, o mosquito com listras brancas que geralmente aparece em campanhas de conscientização para o risco de água parada. Pesquisa de doutorado desenvolvida no Instituto de Ciências Biológicas da UFMG propõe cortar o mal pela raiz ao desenvolver vacina que mataria o inseto, erradicando as doenças provocadas pelos vírus que ele deixaria de transmitir. Os resultados apontam redução de 60% no ciclo de vida do Aedes, se comparado às amostras de mosquito que não tiveram contato com a vacina. Confira em reportagem produzida pela TV UFMG.

A pesquisa, que foi destaque na edição 2014 do Boletim, foi desenvolvida pela doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Biologia Celular da UFMG, Marina Luiza Rodrigues Alves, cuja tese será defendida ainda neste ano. O trabalho foi inspirado em vacina similar, contra o mosquito transmissor da Leishmaniose, desenvolvida sob a orientação do professor do Instituto de Ciências Biológicas, Rodolfo Giunchetti. Após os testes em ratos, o estudo aguarda investimento para as novas etapas, que incluem análises em primatas e humanos, antes de ser disponibilizado para o mercado. 

Entrevistados: Rodolfo Giunchetti – prof. Instituto de Ciências Biológicas UFMG e Marina Luiza Rodrigues Alves – doutoranda Prog. Pós-Grad. Biologia Celular

Produção: Otávio Alves

Reportagem: Jessika Viveiros e Ludmilla Cabral

Imagens: Ravik Gomes

Edição de Imagens: Marcia Botelho