Pesquisa e Inovação

Pesquisadores e estudantes da UFMG e UFG desenvolvem aplicativo sobre a saúde do homem

Ferramenta ‘IUPROST’ vai orientar aqueles que passaram por cirurgia de retirada da próstata

App está em fase final de testes e aprimoramentos
App está em fase final de testes e aprimoramentos Divulgação

Uma iniciativa da Escola de Enfermagem da UFMG e do Instituto de Informática da Universidade Federal de Goiás (UFG) busca oferecer mais uma ferramenta na garantia da saúde e do bem-estar dos homens. Um grupo de pesquisadores das duas universidades desenvolveu o aplicativo IUPROST, destinado a apoiar e orientar homens que passaram por cirurgia de prostatectomia radical, ou seja, a retirada total da próstata. Atualmente em fase de testes e aprimoramento, a plataforma logo estará disponível para download. Para falar sobre o IUPROST, o programa Expresso 104,5 dessa terça-feira, 7, recebeu a professora da Escola de Enfermagem e coordenadora do projeto, Luciana da Mata.

A convidada explicou que razões estão por trás da significativa taxa de homens que apresentam resistência à realização do acompanhamento médico preventivo e os impactos deste comportamento, levantando a questão dos temas que ainda são considerados tabus nas consultas médicas masculinas e as possibilidades de enfrentamento desses estigmas. Sobre o aplicativo em desenvolvimento, a professora contou o que motivou a decisão de construir uma ferramenta virtual sobre a saúde do homem e destacou seu caráter educativo.

"A gente entende que o estímulo à informação, as diversas formas de divulgar o conhecimento e a importância de se fazer a prevenção no contexto da saúde do homem é uma das estratégias que a gente pode ter como aliada para buscar esses indivíduos para os serviços de saúde, no quesito preventivo e não de tratamento, como muitas vezes acontece", afirmou a professora.

Além de chamar atenção para a importância da prevenção contra o câncer de próstata, tópico mais comum quando se fala do assunto, Luciana da Mata enumerou outros cuidados importantes que acredita serem negligenciados, mas também merecem atenção e lembrou a importância da participação de graduandos da Escola de Enfermagem da UFMG e do Instituto de Informática da UFG na criação do app.

Ouça a entrevista completa pelo Soundcloud.

A plataforma IUPROST será disponibilizada em breve, oferecendo apoio e orientação para homens que passaram pela cirurgia de retirada da próstata. Aqui mesmo, no portal da UFMG, você encontra mais informações sobre o aplicativo, mas também é possível acompanhar o andamento pelo Instagram do projeto.

Produção: Laura Portugal, sob orientação de Filipe Sartoreto
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Alessandra Dantas