Pesquisa e Inovação

Pesquisadores da UFMG participam de conferências, mesas e palestras em Reunião da SBPC

O tema Sustentabilidade, tecnologias e integração social perpassa toda a programação da 68ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) que começou no último domingo, 3, na Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).

Professores e pesquisadores da UFMG participam de mesas-redondas, apresentação de pôsteres, conferências e minicurso, no evento que vai tratar da inserção da ciência no cotidiano dos cidadãos e defender a valorização da produção científica nacional.

UFMG na reunião

No sábado, 2, o professor João Valdir Alves de Souza, vice-diretor da Faculdade de Educação (FaE), participou da SPBC Educação, na cidade de Teixeira de Freitas (BA). 

Nesta segunda-feira, 4, o professor Marcos Pimenta, do Departamento de Física, ministrou a conferência Nanoestuturas de carbono – características e desafios, em que tratará das propriedades de nanomaterias, como comportamento eletrônico, resistência mecânica e condução de calor, e sua utilização no desenvolvimento de novos matérias mais resistentes, mais rápidos e com maior capacidade de processamento que os produtos atuais.

Ainda na segunda-feira, às 15h30, o professor Geraldo Wilson Fernandes, do Instituto de Ciências Biológias (ICB), integra mesa-redonda com o tema Cerrado além da ciência: planejamento estratégico e ações políticas para salvar o cerrado. Fernandes discutirá a caracterização do bioma cerrado e de sua biodiversidade, além de apresentar análise histórica sobre o avanço de atividades econômicas para o interior do Brasil e a consequente destruição do bioma.

Paralelamente, o professor Bernardo Lanza Queiroz, da Faculdade de Ciências Econômicas, integrará a mesa O envelhecimento da população nos países em desenvolvimento, em que analisará mudança na estrutura etária brasileira e seu impacto no mercado de trabalho, além de alternativas para o sistema de previdência.

Eduardo Fleury Mortimer, da Faculdade de Educação, participará da mesa Escola e formação de cientistas: que relação é esta?, que discute a questão da escola básica como uma experiência que não deve se pautar pela formação do cientista, mas pela formação do cidadão. Mortimer também participará como debatedor do tema Base nacional comum curricular (BNCC) para a educação básica, na quinta-feira, 7.

Também na tarde desta segunda-feira, 4, debate sobre o rompimento de barragem de propriedade da Samarco Mineração, localizada no distrito de Bento Rodrigues, contará com a presença da professora Andréa Zouri, do Departamento de Sociologia. Na mesa-redonda Mariana, novembro de 2012: a genealogia política de um desastre, a professora analisará o cenário de conflitos socioambientais e sua ampliação, causada pela flexibilização do licenciamento ambiental.

Na terça-feira, 5, Karla Balzuweit, do Departamento de Física, fará a palestra Microscopia: muito mais que uma grande lupa. A professora também vai ministrar o minicurso Introdução à Microscopia eletrônica, no qual pretende oferecer uma visão geral de análises morfológicas, químicas e cristalográficas obtidas da literatura e por meio de um microscópio eletrônico.

No mesmo dia, o professor Marcelo Henrique Mamede Lewer, do Departamento de Anatomia e Imagem da Faculdade de Medicina, discutirá, em mesa-redonda, As aplicações da energia nuclear para o desenvolvimento da sociedade. A professora Léa Freitas Perez, do Departamento de Sociologia, questionará, na mesa-redonda Festas e patrimônio imaterial no Brasil, a patrimonialização de festas religiosas, a partir de considerações sobre a natureza do sagrado, da fé e da devoção e de indagações sobre limites e eficácia do processo de tombamento.

Ainda no dia 5, a professora Maria das Graças Lins Brandão, coordenadora do Centro Especializado em Plantas Aromáticas, Medicinais e Tóxicas (Ceplamt), participa da mesa-redonda Popularizando a ciência em um mundo globalizado, e,na sexta-feira, 8, da mesa Como divulgar os estudos científicos com plantas medicinais. Em ambas, a pesquisadora abordará os desafios da divulgação cientifica para o mundo globalizado.

Na quarta-feira, 6, o professor Tarcísio Mauro Vago, do Departamento de Educação Física, participará da mesa-redonda Rádio e educação: do meb à web. Pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, Vago na qual apresentará o projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, que busca o enriquecimento da formação de professores e de agentes sociais por meio da divulgação científica, artística e cultural.

Na tarde da quarta-feira, a professora Maria Inês de Almeida, da Faculdade de Letras, participa da mesa As artes dos povos originários e suas relações com a arte contemporânea, que integra a programação do evento SBPC Artes. Na discussão, a professora apresentará três projetos do grupo de pesquisas Literaterras, realizados com pesquisadores indígenas. O objetivo é refletir sobre diálogo intercultural e transdisciplinaridade na UFMG.

Na quinta-feira, 7, a professora Cláudia Cardoso-Martins participará da mesa Aprendizagem da leitura e escrita: o que a psicologia científica recomenda?. No mesmo dia, a professora Tânia Margarida Lima Costa, coordenadora geral do Museu Itinerante Ponto UFMG, participará da mesa-redonda O desafio de inclusão de novos públicos: itinerância e ciência móvel no Brasil, em que apresentará experiências adquiridas nos quatro anos de existência do Museu e problemas como manutenção, atualização do acervo e logística.

O museu O Ponto UFMG estará na SBPC Jovem, evento no qual também será realizada a oficina Desenvolvimento de uma trava eletromecânica para segurança residencial acionada por dispositivo remoto. O projeto, realizado por alunos do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG e orientado pelo professor Giovane Azevedo, propõe criação de trava eletromecânica acionada por controle remoto para segurança residencial. A proposta dos estudantes, diferentemente de outras que já existem no mercado, segue ideais de sustentabilidade, integração social e tecnologia.

Pesquisas da UFMG também serão apresentadas em forma de pôsteres. A lista com os temas pode ser conferida no site do evento.