Pesquisa e Inovação

Pesquisadores lançam obra sobre violência nas perspectivas do direito, da literatura e do cinema

Violência
x Remover

O livro Representações da violência: direito, literatura, cinema e outras artes (D’Plácido), organizado pelos professores Mônica Sette Lopes e Andityas Soares de Moura Costa Matos, da Faculdade de Direito, e Eder Fernandes Santana, doutorando em Direito pela UFMG, foi lançado no último sábado, 12, em Belo Horizonte.

A obra aborda temas que vão de questões raciais e de gênero à política e às representações da violência na arte, passando pela temática criminal e processual penal. Os autores são professores, pesquisadores, estudantes de graduação e de pós-graduação das áreas de Letras, Comunicação, Jornalismo, Educação, História, Psicanálise, Cinema e Literatura.

Em texto de apresentação, os organizadores destacam que o livro reúne “diferentes análises de produções da cultura, em seus modos diversos de representar ou de apontar o irrepresentável da violência”. Os textos tratam da irrupção da violência “em conflito individual ou coletivo, de sua potência, de sua manifestação positiva/criativa ou negativa/destrutiva”.