Ana Clark, da Letras, fala em Paris sobre a escrita de Chico Buarque
Evento organizado pela embaixada brasileira na França discutirá as relações entre música e literatura na obra do artista
A literatura e a música de Chico Buarque sempre foram objeto de extensos e aprofundados estudos acadêmicos em todo o Brasil. Na UFMG não é diferente. A professora da Faculdade de Letras (Fale) Ana Maria Clark Peres desenvolve, há 10 anos, pesquisas sobre a obra do artista.
A coletânea, que reúne ensaios de investigações sobre a obra literária de Chico Buarque, inspirou a idealização da mesa-redonda Chico Buarque, artista plural: trânsitos entre música e literatura, que será realizada, em Paris, na tarde de terça-feira, dia 31, na sede da embaixada brasileira na França, organizadora do evento. A mesa reunirá a própria Ana Maria Clark e o professor Roniere Menezes, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG).
Enquanto Ana Clark vai abordar a escrita do artista na conferência Passagens da invenção: o nacional e o estrangeiro na literatura de Chico Buarque, Menezes se dedicará à análise de sua obra como compositor na palestra Cidade do samba: o Rio de Janeiro nas canções de Chico Buarque.
Para a professora, as dimensões musical e literária da obra de Chico Buarque não podem ser dissociadas, pois elementos que aparecem insistentemente em canções podem surgir, de repente, em um romance, ou, por sua vez, aspectos narrativos de um livro podem inspirar nova canção: “Daí o título da atividade que realça seu trânsito entre a literatura e a música”, explica Ana Clark.
Ana Maria Clark Peres
Ana Maria é doutora em Letras, na área de Literatura Comparada pela UFMG, com pós-doutorado em Literatura Comparada, na Université Paris 8, e em Literatura Brasileira, na Universidade de São Paulo (USP). É professora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da UFMG. Desenvolve pesquisas sobre a obra de Chico Buarque desde 2008. Além de artigos e capítulos de livros publicados no Brasil e no exterior, é autora, entre outros, de Chico Buarque: recortes e passagens, pela Editora UFMG, em 2016.
Roniere Menezes
Roniere é doutor em Letras, na área de Literatura Comparada, pela UFMG, com pós-doutorado em Estudos Culturais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É professor do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG). Estudou música na Fundação de Educação Artística, em Belo Horizonte. Além de diversos artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, é autor do livro O traço, a letra e a bossa: literatura e diplomacia em Cabral, Rosa e Vinicius, pela Editora UFMG, em 2011.