Institucional

Plano de capacitação tem palestras sobre ambiente, relações raciais e comunicação não violenta

Atividades abertas a servidores efetivos começam na terça-feira, no campus Pampulha

Docentes e servidores técnico-administrativos efetivos da UFMG poderão assistir, a partir da próxima semana, a três palestras que integram as ações do Plano Anual de Capacitação (PAC), desenvolvido pela Pró-reitoria de Recursos Humanos e executado pela equipe da Divisão de Desenvolvimento de Pessoal (DDP), do Departamento de Recursos Humanos (DRH). Os encontros, gratuitos, serão realizados nos dias 4 e 18 de junho. Neste ano, as atividades estão estruturadas sobre o conceito de competências, requisitos considerados fundamentais para o exercício saudável das atividades do servidor.

A palestra Consciência ambiental e comportamento sustentável será realizada na terça-feira, 4 de junho, das 9 às 11h, no auditório B106 do CAD 3. A condução da atividade ficará a cargo das servidoras Fernanda Louro de Souza, bióloga com pós-graduação em Gestão Ambiental de Resíduos Sólidos, e Elizângela Fátima Marçal, técnica em Química e graduada em Letras. 

Lotadas no Departamento de Gestão Ambiental (DGA) da UFMG, elas abordarão a importância da consciência ambiental como estímulo para adoção de práticas sustentáveis e apresentarão exemplos de soluções empregadas para minimizar o impacto das atividades acadêmicas no equilíbrio ambiental do campus, como o gerenciamento de resíduos e o projeto de controle da população do mosquito Aedes aegypti.

Relações raciais e comunicação não violenta
No mesmo dia, das 14h às 16h, no auditório A104 do CAD 2, a servidora Yone Maria Gonzaga, doutora em Educação e pesquisadora do Programa Ações Afirmativas, ministrará a palestra Relações raciais e trabalho na UFMG: rompendo o silêncio. Ela vai explicar como os conceitos de raça, etnia e cor no Brasil entrecruzaram-se historicamente e influenciam as recentes discussões sobre políticas afirmativas, autodeclaração e heteroidentificação.

Lucas Jerônimo da Silva, doutorando em Direito e pesquisador do Programa de Resolução de Conflitos e Acesso à Justiça (Recaj) da Faculdade de Direito, abordará, no dia 18 de junho, a Comunicação não violenta. Sua proposta é debater o conceito de comunicação não violenta e como ele pode ser aplicado no cotidiano do ambiente de trabalho. Jerônimo concentrará sua fala nos quatro passos da comunicação não violenta, que visam aprimorar as relações interpessoais estabelecidas diariamente. A palestra começa às 9h, no auditório 104 do CAD 2, campus Pampulha.