Notícias Externas

Plataforma disponibiliza partituras originais de canções dos séculos 18 e 19

Banco de dados do projeto 'Tesouros Musicais Brasileiros​' conta com 375 manuscritos de 76 compositores

Manuscrito de Minueto, disponível na plataforma.
Manuscrito de Minueto, disponível na plataforma. Foto: Divulgação

A Sociedade Artística Brasileira acaba de lançar a plataforma Tesouros Musicais Brasileiros, um banco de dados gratuito com partituras originais de canções dos séculos 18 e 19. Os manuscritos permitem um mergulho sonoro nas produções artísticas de Minas Gerais nesses dois séculos. O projeto busca democratizar o acesso às obras, antes restritas a um grupo seleto de pessoas. Agora, por meio da iniciativa, musicólogos, historiadores e amantes da música podem acessar o banco de dados gratuitamente. Ao todo, o projeto já disponibilizou 375 manuscritos, de 76 compositores distintos.
As partituras fazem parte do acervo do maestro Vespasiano Gregório dos Santos, pianista e diretor de orquestras na época do cinema mudo, que herdou e conservou os manuscritos de seu pai adotivo, José Nicodemos da Silva. Os documentos refletem a religiosidade presente na música produzida nos séculos 18 e 19, em Ouro Preto, e no início do século 20, em Belo Horizonte. Além do gênero religioso, também há partituras para bandas de música, música de câmara e de salão.
Para saber um pouco mais sobre a história destes manuscritos, o programa Noite Ilustrada recebeu em entrevista o maestro e presidente da SABRA, Márcio Pontes.

Ouça a conversa com Luiz Fernando Freitas

Produção: Hugo Rafael
Publicação: Alexandre Miranda, sob orientação de Luiza Glória