Notícias Externas

Plataforma online valoriza memória da produção cinematográfica mineira

Instituto Humberto Mauro lança Hemeroteca de Cinema, site que reúne registros da mídia impressa de Minas, do Brasil e de outros países

O público pode consultar o acervo composto por mais de 8 mil documentos
O público pode consultar o acervo composto por mais de 8 mil documentos Lourenço Veloso/Divulgação

O cinema mineiro ganhou um site para guardar sua história. O Instituto Humberto Mauro, que desde 1951 se dedica ao incentivo do audiovisual por meio do cineclubismo, lança a plataforma Hemeroteca de Cinema. A iniciativa hospeda os arquivos digitalizados do Centro de Estudos Cinematográficos de Minas Gerais (CEC-MG). O público pode encontrar a maior parte do que a mídia impressa, mineira, brasileira ou internacional, publicou sobre a cultura cinematográfica e audiovisual do estado.

O catálogo conta com mais de 8 mil materiais que abarcam produção, criticismo, distribuição, exibições, festivais e mostras, ensino, cineclubismo e jornalismo cultural. O programa Noite Ilustrada dessa terça, 5, teve a participação do idealizador do projeto e presidente do Instituto Humberto Mauro, Victor Almeida, que detalhou sobre a construção do espaço e a sua contribuição para a preservação da memória audiovisual mineira.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

A Hemeroteca do Cinema pode ser acessada pelo site.

Produção: Guilherme Thomaz e Laura Portugal, sob orientação de Breno Rodrigues e Luiza Glória
Publicação: Alessandra Dantas