Notícias Externas

Plataforma Queerlombos lança primeiro site dedicado à cultura LGBT+ em Minas Gerais

Projeto também promove o ciclo de bate-papos on-line e lança a série audiovisual

Nickary Aycker fala sobre o tema 'Pretas e arte queer'
Nickary Aycker fala sobre o tema 'Pretas e arte queer' Divulgação

A plataforma coletiva Queerlombos lança nesta segunda-feira, 27, o primeiro site dedicado à cultura LGBTQIA+ de Minas Gerais. A página reúne temas como direito, políticas públicas, subjetividades e outras possibilidades de existência, por meio de um diálogo com as expressões artísticas. A proposta é que seja um portal colaborativo, no qual os interessados também possam enviar novo conteúdos.   

Fundado em 2016, o coletivo Queerlombos surgiu na cidade de Ouro Preto, do encontro de artistas, profissionais da cultura e pesquisadores. Desde então, realiza a Semana de Diversidade de Ouro Preto e Mariana. No ano passado, estendeu sua atuação para a capital mineira, com temáticas e pautas relevantes para a cultura LGBTQIA+. 

Além do site, o projeto para 2020 previa a realização de encontros, palestras e outras atividades presenciais, que, em razão da pandemia, tiveram de ser adaptadas ao formato on-line. Com isso, a plataforma inicia hoje também o ciclo de bate-papos Canjerê de Ideias e lança a série audiovisual EscutaQueer.

A professora e atriz Fredda Amorim, uma das fundadoras da Queerlombos, falou sobre o projeto em entrevista ao programa Expresso 104,5, da Rádio UFMG Educativa.

Ouça a conversa com Filipe Sartoreto