Notícias Externas

Abordar a ópera com linguagem simples e humor é aposta de podcast da Fundação Clóvis Salgado

Conteúdo foi pensado para o público leigo e busca democratizar o acesso ao gênero artístico

A Fundação Clóvis Salgado está envolvida na produção de montagens operísticas desde 1971 e é a organizadora da Temporada de Ópera On-line
A Fundação Clóvis Salgado está envolvida na produção de montagens operísticas desde 1971
e é a organizadora da Temporada de Ópera On-line.Divulgação: Fundação Clóvis Salgado / Imagens: Paulo Lacerda

A série ÓPERA! O podcast da música lírica é uma das novidades da Temporada Ópera On-line 2021, projeto organizado pela Fundação Clóvis Salgado. Com formato dinâmico e moderno, a atração sonora se divide em cinco episódios e já teve o de estreia disponibilizado nas plataformas de streaming digital.

Reconhecendo que a ópera é frequentemente associada à sofisticação e à erudição, a proposta do projeto é tornar o conteúdo atrativo para quem não é do universo por meio de uma linguagem simples, descontraída e misturando o humor e a dramaturgia. Um dos objetivos é formar público para a ópera e democratizar o acesso ao conhecimento do gênero musical.

Nesta terça-feira, 5, o programa Noite Ilustrada contou com a participação do diretor do podcast, João Luiz Sampaio. Em entrevista, ele explicou a fundo o desenvolvimento do projeto e afirmou que a ideia surgiu em discussões sobre como abordar a ópera de um jeito diferente.

"O espetáculo de ópera [foi dividido] em várias partes, etapas. O primeiro episódio fala sobre a voz, que é tão importante no universo da ópera. O segundo vai falar sobre o trabalho do maestro. O terceiro aborda o diretor de cena, qual a importância dele para o espetáculo. O quarto fala da composição, focando mais especificamente na composição brasileira. [...] E o quinto episódio fala da questão da gestão da ópera, como você coloca uma ópera no palco, quanto custa uma ópera", situou Sampaio, que também é editor executivo da Revista Concerto e organizador da coletânea Ópera à Brasileira.

Ouça a entrevista completa no SoundCloud.

O segundo episódio de ÓPERA! O podcast da música lírica, intitulado Vida de maestro, será lançado no dia 14 de outubro. O projeto está disponível nas principais plataformas de streaming, como o Spotify, e também no canal do YouTube da Fundação Clóvis Salgado. Para mais informações sobre o podcast e a Temporada Ópera On-line 2021, basta acessar o site da FCS.

Produção: Maron Filho, sob orientação de Alessandra Dantas e Hugo Rafael
Publicação: Carlos Ortega, sob orientação de Alessandra Dantas