Notícias Externas

'Pode Falar', serviço oferece ajuda virtual em saúde mental para adolescentes e jovens

Parceria entre Unicef, CVV e outras entidades oferece escuta qualificada e orientações sobre autocuidado para pessoas de 15 a 24 anos

Página inicial do portal Pode Falar
Página inicial do portal Pode Falar podefalar.org.br

Ao longo desse período de pandemia falamos aqui na UFMG Educativa 8sobre como as situações que vivemos nos últimos 2 anos afetaram a saúde mental das pessoas em geral. Em agosto do ano passado, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) alertou que o continente vivencia uma “crise de saúde mental”, com 60% da população sofrendo de ansiedade ou depressão em decorrência das medidas de isolamento social e dos impactos socioeconômicos da pandemia. Com a população jovem não é diferente, um estudo Conselho Nacional da Juventude (Conjuve) com jovens de 15 a 29 anos indicou que a pandemia afetou sua saúde física e emocional, a qualidade do sono, a das relações familiares e teve impacto nas perspectivas educacionais. 


Em meio a essa realidade, foi criado o serviço “Pode Falar”, canal de ajuda virtual em saúde mental e bem-estar para adolescentes e jovens de 13 a 24 anos. O projeto foi  idealizado pelo UNICEF, Fundo das Nações Unidas para a Infância, e implementado em parceria com organizações como o Centro de Valorização da Vida, Associação pela Saúde Emocional das Crianças, dentre outras. 

O serviço está no ar há pouco mais de um ano e oferece  um espaço em que adolescentes e jovens podem informar sua demanda, de forma anônima, passar por uma triagem automatizada e ter uma resposta imediata, a depender da complexidade de sua questão, com indicação de materiais de apoio, informações e serviços. A plataforma é dividia em três seções “Quero me cuidar”, onde usuários podem receber vídeos, guias e manuais com orientação para o autocuidado; “Quero me inspirar”, permite participar de um processo colaborativo entre pares de dicas sobre como ficar bem; e “Quero falar”, adolescentes podem receber atendimento humano de escuta qualificada, oferecido por organizações parceiras. 

Tudo isso está disponível gratuitamente no site podefalar.org.br

O programa Expresso 104,5 conversou com a oficial de participação e cidadania de adolescentes do UNICEF, Luiza Leitão.

Ouça a entrevista completa com o apresentador Filipe Sartoreto.

Produção: Filipe Sartoreto