Arte e Cultura

Poesia de Fernando Pessoa inspira novo repertório do Coral Ars Nova

Série 'Versos e claves' estreia nos dias 20 e 21 de setembro

Coral Ars Nova vai apresentar obras eruditas e populares
Coral Ars Nova vai apresentar obras eruditas e populares Foto: Foca Lisboa | UFMG

Nos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 19h30, o Ars Nova Coral da UFMG estreia seu novo repertório. A nova série de concertos Versos e claves, que será apresentada no auditório do Conservatório UFMG, no dia 20, e no Museu Inimá de Paula, no dia 21, traz composições musicais que revisitam alguns universos poéticos, a exemplo do de Fernando Pessoa, um dos principais escritores da língua portuguesa.

Das obras apresentadas, duas utilizam a poesia de Pessoa. A primeira, Liberdade, retrata um poema lúdico e irreverente que foi musicalizado por Ronaldo Miranda em 1986. Em seguida, o coro apresenta Cantigas, série de três obras curtas inspiradas em modinhas brasileiras e compostas por João Carlos Rocha em 2009.

O coro também vai apresentar A 1ª Missa e o papagaio, poema de Cassiano Ricardo que faz referência ao clássico quadro de Victor Meirelles que retrata a catequização imposta aos nativos do Brasil no século 16. No poema, Cassiano aborda o tema do primeiro conflito da cultura portuguesa com a cultura indígena brasileira. Osvaldo Lacerda, responsável pela composição musical, acompanha a proposta dos versos e utiliza recursos sonoros que se transformam em caricaturas das imagens criadas pelo poeta.

Os concertos têm entrada gratuita. Outras informações sobre as apresentações podem ser obtidas no perfil do coral no Instagram.

Mix
Desde o retorno às atividades presenciais, o Ars Nova vem se apresentando em diversos lugares públicos de Belo Horizonte. No decorrer dos meses, algumas séries de concertos focalizaram composições sacras e eruditas, enquanto outras carregaram uma temática mais popular. Para essa nova série de concertos, o coro resolveu fundir as temáticas ao trazer de volta obras contrastantes como Carta à República, de Milton Nascimento e Fernando Brant, exemplo da música popular brasileira, Which was the son of, composição do estoniano Arvo Pärt baseada no evangelho de Lucas, e Five childhood lyrics, do britânico John Rutter, composta de cinco canções que homenageiam o mundo infantil.

O coral
O Ars Nova Coral da UFMG representa a cultura brasileira e a UFMG há várias décadas, no Brasil e no exterior. Desde sua fundação, em 1959, o grupo conquistou inúmeros prêmios e condecorações em importantes festivais nacionais e internacionais. O Ars Nova já realizou 1.500 apresentações no Brasil e em outros 17 países. Atualmente, sob direção artística do maestro Lincoln Andrade, o coro tem se apresentado em Belo Horizonte e em outras cidades de Minas Gerais e do Brasil. Também, historicamente, é responsável pela estreia no Brasil de obras contemporâneas.

Com Assessoria de Comunicação Ars Nova Coral da UFMG