Pesquisa e Inovação

Polêmicas sobre o trabalho de Curt Lange serão abordadas em seminário na próxima semana

Sala instalada no quarto andar da Biblioteca Universitária abriga milhares de peças
Sala instalada no quarto andar da Biblioteca Universitária abriga milhares de peças Marina Gontijo / UFMG

Especificidades do trabalho pioneiro do musicólogo Francisco Curt Lange (1903-1997) serão abordadas em seminário na próxima terça-feira, 21, às 14h, no 4º andar da Biblioteca Universitária, por Cláudio Remião, pesquisador residente no Acervo Curt Lange (ACL) da UFMG.

Além de relatos de pesquisa e dados sobre a história da musicologia, Remião vai abordar temas polêmicos referentes à atuação do musicólogo – sobretudo em Minas Gerais, na segunda metade do século 20 – como acusações de apropriação e expatriação de documentos e critérios de trabalho de editoração adotados por Lange.

As controvérsias que envolvem o trabalho do musicólogo, relacionadas às suas pesquisas acerca do patrimônio documental da música mineira dos séculos 18 e 19, são objeto de doutorado em história desenvolvido por Cláudio Remião na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Ele é especialista em antropologia social e mestre em história.

Diversidade
De acordo com a coordenadora do ACL-UFMG, Edite Rocha, o seminário é uma estratégia que vem sendo adotada com o intuito de ampliar a divulgação e o acesso aos documentos que compõem o Acervo, instalado há uma década na Biblioteca Universitária, no campus Pampulha.

Segundo ela, “diferentemente do que muitos pensam, o Acervo não se limita a um amontoado de partituras, mas contém grande diversidade de tipos documentais, em suportes variados”.

Há correspondências trocadas pelo musicólogo com diversas personalidades da música do século 20, fac-símiles e originais de documentos, livros raros, cópias de partituras e edições musicais correspondentes às suas pesquisas sobre a música latino-americana dos séculos 18 e 19, manuscritos de trabalhos científicos e os originais de sua História da música na capitania geral de Minas Gerais, entre outras peças.

Mais informações sobre o seminário e o Acervo podem ser obtidas pelo e-mail curtlangeacervo@gmail.com.