Extensão

Polos de Cidadania lança livro sobre danos da mineração em Conceição do Mato Dentro

Município e região sediam um dos maiores empreendimentos do mundo

.
. Reprodução

O programa transdisciplinar Polos de Cidadania lança, nesta quinta-feira, 22, o livro Violações de direitos e dano ao projeto de vida no contexto da mineração, organizado pelos professores André Luiz Freitas Dias e Lucas Furiati de Oliveira. O lançamento será realizado na Fundação Casa da Cultura da cidade, às 18h.

O livro é resultado de atuação conjunta do Polos de Cidadania com famílias das comunidades Cabeceira do Turco e de áreas próximas e do distrito de São Sebastião do Bom Sucesso (Sapo), em Conceição do Mato Dentro. A iniciativa foi motivada pela construção e implantação na região de um dos maiores empreendimentos mineradores do mundo, o projeto Minas-Rio, da empresa inglesa Anglo American.

A obra surge com a finalidade de caracterizar, contextualizar historicamente e explicitar os danos decorrentes da implantação e operação do programa, que, para os organizadores do livro, ultrapassam a esfera individual, patrimonial e moral das pessoas e se refletem na interrupção compulsória e no esfacelamento dos seus projetos de vida familiares e coletivos.

Os coordenadores de Violações de direitos e dano ao projeto de vida no contexto da mineração buscaram dar visibilidade aos discursos e narrativas dos moradores da Cabeceira do Turco e de comunidades afetadas pelo empreendimento.

O evento tem entrada gratuita. A Fundação Casa da Cultura fica na Rua Daniel de Carvalho, 178, no centro de Conceição Mato Dentro.

Polos de Cidadania
Programa da Faculdade de Direito da UFMG, o Polos de Cidadania visa aliar atividades de ensino, pesquisa e extensão com o objetivo de promover a efetivação dos direitos humanos e a construção de conhecimento com base no diálogo entre os diferentes saberes. Criado em 1995, o Polos reúne graduandos, pós-graduandos e profissionais das áreas de direito, sociologia, comunicação, artes cênicas, economia, ciências do estado, psicologia, demografia, arquitetura e urbanismo, administração e serviço social.

Com Assessoria de Comunicação do Polos de Cidadania