Extensão

Polos de Cidadania e Rede Minas veiculam campanha sobre direitos da população de rua

Vídeos estão sendo exibidos na grade de programação da emissora e nas redes sociais

Morador em situação de rua em um dos vídeos da série
Morador em situação de rua aparece em um dos vídeos da série Reprodução de tela | Marcio Rodrigues

Enquanto lidam com o avanço do novo coronavírus, muitos municípios têm assistido ao crescimento da população em situação de rua. Com o objetivo de promover reflexão sobre o tema e chamar a atenção sobre a realidade enfrentada por essas pessoas, o programa Polos de Cidadania, da Faculdade de Direito da UFMG, e a Rede Minas lançaram a campanha Vida nas ruas.

Desde o mês passado, estão sendo exibidos de forma sistemática, na grade da programação da emissora, vídeos de curta duração que retratam a a vida dessa população e sua situação de invisibilidade, principalmente durante a pandemia.

A série recorre à fotografia documental e à narração feita pelos próprios moradores de rua da região central de Belo Horizonte, que expressam as condições de exclusão, abandono e riscos agravadas pela pandemia.

Voz e autonomia
O objetivo da campanha Vida nas ruas é dar voz a esse segmento que vive à margem da sociedade, enfatizar a necessidade de políticas eficazes para assegurar direitos como moradia, alimentação e saúde e destacar a importância dos serviços públicos e da mobilização social que identificam as necessidades dessas pessoas e as auxiliam na restauração de sua autonomia.

Os vídeos estão sendo exibidos ao longo deste ano e também podem ser assistidos nas redes sociais do Polos de Cidadania e no canal da Rede Minas na plataforma YouTube.

No mês passado, a temática dos direitos humanos da população em situação de rua foi tema de episódio de podcast do programa Polos. Ouça.

Com Assessoria de Comunicação da Proex