Internacional

Pós-graduação divulga resultado de análise de documentos para chamadas do Capes/PrInt

Lista final dos pedidos aprovados será conhecida em 13 de dezembro

,,,
Pesquisadora na Escola de Veterinária: participam 57 programas de pós-graduaçãoFoca Lisboa / UFMG

A Pró-reitoria de Pós-graduação divulgou nesta sexta-feira, 27, o resultado da análise documental das quatro últimas chamadas internas do programa Capes/PrInt, destinado à internacionalização. As solicitações deferidas atendem às demandas constantes dos editais e, na próxima etapa, terão seu mérito analisado.

O resultado da análise de mérito será divulgado no dia 28 de novembro, e a lista definitiva dos aprovados, após possíveis recursos, será conhecida em 13 de dezembro. As temporadas de professores e pesquisadores, no exterior e no Brasil, serão cumpridas ao longo de 2020. 

Na modalidade Doutorado Sanduíche no Exterior (chamada 06/2019), foram deferidas 73 solicitações. Na chamada referente a Professor Visitante no Exterior (07/2019), 58 pedidos foram aprovados. No caso de Professor Visitante no Brasil, 52 inscrições foram aceitas. E na modalidade Pós-doutorado com Experiência no Exterior, foram 56 deferimentos. 

Os pedidos de reconsideração desses resultados poderão ser feitos de 30 de setembro a 4 de outubro, pelo endereço recursos@prpg.ufmg.br. A resposta será dada pela PrPG até o dia 8 do mesmo mês.

Quatro temáticas
Por meio do Programa Capes/Print são selecionados projetos de internacionalização de instituições de ensino superior ou de pesquisa que tenham ao menos quatro programas de pós-graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, entre os quais deve haver, ao menos, dois cursos de doutorado.

Na UFMG, as propostas devem seguir quatro grandes temáticas – Sustentabilidade, manejo de risco e governança, Novas tecnologias e fronteiras da ciência, Saúde e bem-estar e Direitos humanos. Elas têm origem em 57 programas de pós-graduação de diferentes áreas do conhecimento. O Print/UFMG tem o objetivo central de criar uma cultura de internacionalização da pós-graduação por meio de abordagem transversal que possibilite aos grupos propor temas estratégicos de caráter interdisciplinar.