Ensino

Pós-graduação em Engenharia Mecânica recebe inscrições para mestrado e doutorado

São 70 vagas para mestrado e 30 para doutorado; inscrições seguem até 23 de janeiro

Subcoordenador do Programa tira dúvidas sobre o curso no dia 9 de janeiro
Roda de conversa vai tirar dúvidas sobre o programa no dia 9 de janeiro Foto: Lucas Braga | UFMG

Até 23 de janeiro, o Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PPGMec) receberá inscrições de candidatos aos cursos de mestrado e doutorado. O cadastro deve ser feito pelo site do programa, com preenchimento do formulário eletrônico.

Segundo o edital regular, são oferecidas 70 vagas para mestrado, com ingresso no primeiro semestre letivo de 2023, 18 das quais reservadas a candidatos autodeclarados negros. Para o doutorado, são 30 vagas, 15 para ingresso no primeiro semestre de 2023 e 15 para o segundo semestre; quatro vagas em cada semestre são destinadas a candidatos autodeclarados negros.

A seleção para o mestrado terá uma prova presencial de conhecimentos sobre fundamentos básicos da Engenharia Mecânica, no dia 1º de fevereiro de 2023, das 14h às 16h. Para o doutorado, a seleção terá três etapas: prova presencial de conhecimentos, análise de currículo e avaliação de projeto de pesquisa. Os interessados em entrar no primeiro semestre farão a prova de conhecimentos junto com os candidatos ao mestrado.

O resultado será publicado no site do PPGMec, no dia 6 de fevereiro, após homologação pelo Colegiado do Programa.

Roda de conversa
O subcoordenador do programa, professor Matheus Pereira Porto, da Escola de Engenharia, que já realizou uma roda de conversa para tirar dúvidas, vai conduzir uma segunda rodada, no dia 9 de janeiro de 2023, das 13h às 14h, no Galpão da Mecânica (sala 2910 do prédio da Escola de Engenharia, no campus Pampulha da UFMG). O professor falará sobre o curso, as áreas de conhecimento e o processo seletivo.

Mais informações podem ser solicitadas pelo e-mail cpgmec@demec.ufmg.br.