Pós-graduações da Veterinária comemoram 50 anos de fundação
Ciência Animal e Zootecnia ajudaram a impulsionar a pesquisa brasileira
Os programas de pós-graduação em Ciência Animal e em Zootecnia da Escola de Veterinária, fundados em 1968 e 1969, respectivamente, vão dar início às comemorações dos seus 50 anos. Eventos científicos, culturais e esportivos serão realizados no decorrer do ano, de forma a contemplar o aniversário dos dois programas.
Com o mote Nucleação e excelência, as comemorações começam nesta terça-feira, 24, a partir das 8h30, no auditório Professor Mário Souza Couto Barbosa. As atividades prosseguem na quarta-feira, 25. Não é necessário se inscrever.
Nesta terça, haverá homenagens a personalidades relevantes da história dos programas, palestras sobre as tendências das pós-graduação no campo da medicina veterinária e depoimentos de egressos. No dia seguinte, o evento abarcará a recepção aos calouros dos programas, também a partir das 8h30. Ainda no decorrer da quarta-feira, uma mesa-redonda sobre a pós-graduação na Veterinária e um combinado de oficinas e palestras completam a programação. A lista de atividades do evento pode ser consultada no site da Escola de Veterinária.
Legado
Para a professora Zélia Lobato, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Ciência Animal, o principal legado entregue pela pós-graduação da Escola à sociedade são os pesquisadores formados. “Temos parcerias nacionais e internacionais, o que é muito importante. Temos boa produção científica. Temos patentes que nasceram de trabalhos realizados aqui. No entanto, a formação dos nossos alunos é a coisa mais preciosa que fizemos”, afirma.
O professor Ronald Kennedy, coordenador do Programa de Pós-graduação em Zootecnia, destaca a colaboração que os profissionais formados pelos programas oferecem à sociedade. “Eles qualificam recursos humanos para fazer parcerias nacionais, internacionais e convênios. A Pós-graduação da Escola de Veterinária tem grande relevância no Brasil e projeção internacional”, explica.
Para comemorar meio século de atividades, foram criadas novas identidades visuais para os programas que buscam representar os valores cultivados ao longo de suas trajetórias.