Extensão

Podcast do Crisp entrevista professor americano sobre grupos armados que não buscam poder formal

Benjamin Lessing desenvolve estudos sobre a América Latina e o Brasil

Benjamin Lessing:
Benjamin Lessing é cientista político e professor da Universidade de ChicagoImagem: YouTube | TV Assembleia, Ceará

O podcast Crisp entrevista chega a seu 36º episódio e recebe Benjamin Lessing, professor associado de ciência política na Universidade de Chicago e diretor do Center for Latin American Studies.

De periodicidade mensal, o podcast aborda temas relacionados a criminalidade, segurança pública, justiça criminal e sistema prisional.

Há mais de uma década, Benjamin Lessing se dedica ao estudo do "conflito criminal": o intuito é compreender como se desenvolve a violência organizada marcada por grupos armados que não buscam o poder formal do Estado, como é o caso de cartéis de drogas, gangues de prisão e paramilitares.

Seu primeiro livro, Making peace in drug wars: Cartels and crackdowns in Latin America (Cambridge Studies in Comparative Politics, 2018), foi reconhecido pela revista Choice como um dos Outstanding academic titles. Em 2019, organizou um ciclo de palestras e mesas intitulado The outlook for brazilian democracy, com participação de nomes como a ex-presidente Dilma Rousseff e o ministro do STF Luiz Roberto Barroso. Atualmente, Lessing produz um livro que explora os efeitos contraproducentes das políticas de encarceramento em massa, mostrando como tais práticas promovem o crescimento de grupos criminosos armados poderosos dentro do aparato coercitivo do Estado. Para concluir esse projeto, ele conta com o apoio financeiro da Andrew Carnegie Fellow (2019-2021).

Grupos no Brasil
Durante o episódio do Crisp entrevista, os apresentadores Daniel Rocha, Valéria Oliveira e Ludmila Ribeiro exploram os projetos de pesquisa de Benjamin Lessing, discutindo também a forma como os grupos organizados no Brasil não almejam assumir o controle do Estado, mas, ao contrário, o veem como uma referência crucial para seu fortalecimento.

Apesar de ter nascido no estado do Michigan, Estados Unidos, Lessing se comunica muito bem em português. Sua conexão com o Brasil se reflete em sua extensa produção em português, inglês e espanhol. No ano passado, em parceria com Michel Misse (UFRJ) e Joana Monteiro (FGV), organizou um dossiê especial trilíngue para a revista Dilemas sobre governança criminal na América Latina. Com financiamento da Universidade de Chicago, o projeto reuniu 11 artigos em português e espanhol, traduzidos para o inglês, comparando contextos em seis países e diversas cidades. O lançamento foi marcado por um seminário internacional sobre o tema.

O Crisp entrevista é produzido por pesquisadores do Centro de Estudos de Criminalidade e Segurança Pública (Crisp) da UFMG.