Prae lança chamadas para apoiar projetos de estudantes da UFMG

Em sua terceira edição, iniciativa concederá aporte de até R$ 2 mil para cada proposta selecionada

Atividade do projeto Preta Poeta, uma das propostas contempladas na chamada do ano passado
Atividade do projeto Preta Poeta, uma das propostas contempladas no ano passado Facebook / Preta Poeta

Iniciativas e projetos acadêmicos de estudantes de graduação podem ser inscritos, até 30 de abril, para concorrer a recursos de duas chamadas lançadas nesta semana pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). As candidaturas devem ser apresentadas por estudantes organizados em coletivos, grupos de estudos e pesquisas, observatórios, projetos, programas e similares.

Em seu terceiro ano consecutivo, as chamadas contemplam duas vertentes: Apoio a Propostas de Ação Afirmativa, que deve tematizar ações no âmbito da Universidade, e Apoio a Iniciativas e Projetos Acadêmicos de Estudantes de Graduação, que se destina a produções de natureza técnica, científica, artística e cultural.

O aporte às atividades visam a contribuir para o enriquecimento da formação dos alunos e para o fortalecimento do protagonismo estudantil. As inscrições devem ser feitas pelo endereço chamadaspraeufmg@gmail.com com base nos editais Apoio a Propostas de Ação Afirmativa e Apoio a Iniciativas e Projetos Acadêmicos de Estudantes de Graduação. Cada proposta aprovada receberá aporte de até R$ 2 mil.

Ações afirmativas
De acordo com a Resolução 17/2015, do Conselho Universitário, consideram-se ações afirmativas as políticas orientadas para o combate às desigualdades e para a garantia do princípio de equidade de direitos entre estudantes e para o enfrentamento de discriminações que comprometem sua permanência e seu desenvolvimento pleno na universidade, como racismo, sexismo, machismo, homofobia, transfobia e capacitismo.

As propostas de atividades financiáveis na chamada, a serem realizadas obrigatoriamente no âmbito da UFMG, devem contemplar as seguintes atividades: ciclo de estudos, colóquio, conferência, congresso, debate, encontro acadêmico, exposição, fórum, jornada, mesa-redonda, mostra, palestra, semana de estudos, seminário, simpósio, workshop e similares.

No ano passado, foram apoiados o workshop Mídia e racismo, o projeto Troca de saberes, que previa o diálogo entre as mulheres da Ocupação Izidora e estudantes da UFMG sobre feminismo e a construção do espaço, a primeira edição do fórum Saúde, gênero e empoderamento, o projeto Preta poeta, o segundo encontro EnegreSer Descolonizando o corpo e a arte, entre outras atividades. Veja a lista completa

Projetos estudantis
As iniciativas e os projetos acadêmicos financiáveis nesta chamada devem se caracterizar como produções de natureza técnica, científica, artística e cultural propostas, geridas e realizadas exclusivamente por estudantes da UFMG, regularmente matriculados e frequentes em curso de graduação presencial.

Entre os projetos da modalidade já apoiados pela Prae estão a 33ª Semana de Engenharia Química, a segunda edição do Workshop de tecnologia e inovação agropecuária, a terceira edição da Competição de robôs autônomos, o quinto Simpósio de Biomedicina, o seminário Dança e resistência e educação: por uma pedagogia dançante, o seminário Arte-educar: narrativas de si e aprendizagem biográfica. Acesse a lista completa.