Prae divulga listas de projetos de estudantes aprovados em chamadas

Recursos vão financiar 19 iniciativas de apoio acadêmico e ações afirmativas

'Refém Solar', performance da artista Elisa Nunes que integrou a programação do 1º Encontro EnegreSer: terceira edição do evento também será apoiada pela Prae
'Refém solar', performance da artista Elisa Nunes que integrou a programação do 1º Encontro EnegreSer: terceira edição do evento também será apoiada pela Prae Marina Mitre / Facebook EnegreSer

Dezenove projetos propostos por estudantes da UFMG organizados em coletivos, grupos de estudos e pesquisas, observatórios, projetos e programas foram aprovados nas duas chamadas lançadas neste ano pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae). Em sua terceira edição, as chamadas contemplam as vertentes Apoio a projetos acadêmicos e Ações afirmativas. Ao todo, as iniciativas serão financiadas com recursos de R$ 34 mil.

As 11 propostas que se enquadram na modalidade Apoio a projetos acadêmicos receberão R$ 18,5 mil. Entre elas, foram contemplados a 3ª Semana de Licenciatura em Geografia, a 1ª Jornada Científica de Ensino e Extensão e o Laboratório de Estudos do Movimento e da Voz (Lemov). Nessa modalidade, são consideradas financiáveis as iniciativas caracterizadas como produções de natureza técnica, científica, artística e cultural.

Protagonismo
A modalidade de Ações afirmativas, por sua vez, vai destinar R$ 15,4 mil a nove projetos, entre os quais a Rede de Apoio Universitário, o III Encontro EnegreSer: Artes Afro-orientadas e a Charanga Feminista convida: “Encontro das mulheres dos batuques da UFMG contra o machismo”. Essa vertente apoia eventos (ciclo de estudos, colóquios, conferências e mostras, entre outros) que se propõem a refletir sobre o combate às desigualdades, opressões e discriminações no ambiente acadêmico.

O aporte às atividades buscam contribuir para o enriquecimento da formação dos alunos e para o fortalecimento do protagonismo estudantil. Mais informações podem ser solicitadas pelo endereço chamadaspraeufmg@gmail.com ou na página da Prae.