Pesquisa e Inovação

Prêmio reconhecerá trabalhos acadêmicos sobre relações entre comunidades de língua portuguesa

Prêmio homenageia o explorador português Fernão Mendes Pinto
Prêmio homenageia o explorador português Fernão Mendes Pinto Domínio público

Autores de dissertações de mestrado e teses de doutorado que abordam as relações entre países que tenham o português como idioma comum podem concorrer na edição de 2016 do Prêmio Fernão Mendes Pinto, oferecido anualmente pela Associação das Universidades de Língua Portuguesa (Aulp) e pela Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). As inscrições estão abertas até 30 de maio.

A premiação contempla as áreas de Letras e Artes, Ciências Exatas, Ciências da Saúde e da Vida e Ciências Sociais e Humanas. Além de receber a quantia de 8 mil euros, os vencedores em cada uma das categorias terão seus trabalhados publicados pelo Instituto Camões.

O nome do prêmio é uma homenagem ao explorador português do século XV, autor do clássico de literatura de viagem Peregrinação.

A Aulp é uma instituição que promove a cooperação e troca de informação entre universidades e institutos superiores. Reúne mais de 140 membros dos oito países que tem o português como língua oficial – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, além de Macau, região administrativa especial da China colonizada por Portugal a partir de meados do século XVI.

Mais informações podem ser consultadas no site da Associação.