Pesquisa e Inovação

Presença das mulheres no cinema cresce ao longo das décadas

Professora da Escola de Belas Artes apresenta panorama histórico

No último ano, 29 filmes tinham mulheres protagonistas entre os 100 maiores sucessos de bilheteria do cinema americano, de acordo com o instituto The Center for the Study of Women in Television and Film da Universidade do estado de San Diego.

No Brasil, um estudo feito pela UERJ identificou a presença de 39% de mulheres no elenco principal de filmes entre 1970 e 2016. Dessas, apenas 2% eram negras.

No Brasil, a Agência Nacional do Cinema (Ancine) recentemente criou a Comissão de Gênero, Raça e Diversidade, que segundo o site do órgão, “tem como objetivo desempenhar atividades relacionadas à promoção da inclusão, da diversidade e da igualdade de oportunidades”.

As mulheres ocuparam diferentes posições na indústria cinematográfica e nas narrativas de longas metragens. A professora da UFMG Ana Lúcia Andrade conta sobre a presença feminina no cinema, do pioneirismo no cinema de Alice Guy-Blaché às bilheterias milionárias de Patty Jenkins com a Mulher-Maravilha.

Entrevistado: Ana Lúcia Andrade – professora Cinema EBA-UFMG
Produção: Gabriel Santana e Natiele Lopes