Arte e Cultura

Presidente do Iepha e pesquisadora da Faculdade de Direito falam sobre patrimônio e arte de rua no Café Controverso

Patrimônio e arte de rua é o tema da edição deste sábado, 21, do Café Controverso, iniciativa do Espaço do Conhecimento UFMG. As debatedoras convidadas são Michele Arroyo, presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), e Ludmilla Zago, pesquisadora da Faculdade de Direito. O debate começa às 11h, na cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, 700.

Pichação na Catedral da Sé, em São Paulo: expressão de resistência das minorias
Pichação na Catedral da Sé, em São Paulo: expressão de resistência das minorias Arquidiocese de São Paulo / Fotos Públicas / 20.11.2015

A apropriação do espaço urbano por seus habitantes e os conflitos decorrentes desse processo serão abordados durante o debate. Manifestações como o pixo, por exemplo, que, em muitos casos, expressam atos de resistência das minorias sociais, são consideradas crime ambiental pela Constituição Brasileira e despertam debates acalorados, como no recente episódio da pichação da Igrejinha da Pampulha, em Belo Horizonte. Por outro lado, outros tipos de arte de rua, como o grafite, vão ganhando cada vez mais aceitação popular, ocupando, inclusive, galerias de arte.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (31) 3409-8352 ou pelo site do Espaço do Conhecimento.