Pesquisa e Inovação

Prévia do Festival de Inverno é destaque de nova edição do Boletim

Capa


O campus Pampulha vai sediar, de 13 a 17 de junho, um inédito Pré-Festival de Inverno, com atividades culturais, minicursos e conferência. O evento servirá como “aperitivo” para o 48º Festival de Inverno da UFMG, que será realizado em julho com o tema Territórios culturais de trânsito.

O assunto é o destaque da nova edição do Boletim UFMG, que circula nesta semana. Confira a íntegra do seu conteúdo neste documento em pdf.

Reportagens

Compromisso documentado
UFMG aprova resolução sobre violação de direitos humanos e erradicação de atos discriminatórios (Leia também aqui)

Da bancada para o mercado
Nova vacina contra a leishmaniose e exame para diagnóstico do zika vírus são desenvolvidos em novo centro que pretende aproximar pesquisa e indústria biotecnológica.

O inverno está chegando...
A pouco mais de um mês do 48º Festival de Inverno, UFMG realiza "aquecimento" com minicursos, atividades culturais e conferência.

Desafios do Vale
Pesquisadores e comunidade discutem problemas urbanos do Jequitinhonha.

Prestígio em alta
UFMG está entre as 10 universidades de melhor reputação na América Latina, segundo ranking da THE.

Nas páginas da Primeira República
Pesquisa premiada analisa representações oferecidas por três revistas ilustradas sobre a política do início do século 20.

Acontece
Seminário sobre a reconfiguração dos cursos de graduação e semana do meio ambiente são destaques da agenda universitária.

Opinião

A crise é psicológica
"Só mudaremos a sociedade reconfigurando as relações pessoais, interpessoais, comunitárias e sociais", defende, em artigo, o professor Marcos Fabrício Lopes da Silva.