Arte e Cultura

Primeira newsletter do literafro em 2022 reúne ficção e ensaios, com foco na autoria feminina

Homenageado na última edição do ano passado, o poeta, pesquisador, ensaísta e ficcionista mineiro Edimilson de Almeida Pereira também marca presença na edição

Obra traça linha do tempo com autoras negras que publicaram de 1859 a 2020
Obra traça linha do tempo com autoras negras que publicaram de 1859 a 2020 Reprodução

O literafro – portal da literatura afro-brasileira acaba de lançar sua 46ª newsletter, a primeira de 2022. A edição, disponível on-line, contém indicações referentes ao primeiro trimestre deste ano e reúne livros que vão da ficção ao ensaio crítico e historiográfico, passando ainda pela poesia afro-brasileira, sempre com foco na autoria feminina. Entre as obras destacadas, estão a antologia Literatura negra feminina – poemas de sobre(vivência), livro organizado por Elizandra Souza e Iara Aparecida, a publicação infantojuvenil A aventura do velho baobá, de Inaldete Pinheiro, e os contos de Peixe fora da baía, de Mel Adún. 

A 46ª newsletter do literafro destaca ainda ensaios críticos de Luiz Maurício Azevedo, reunidos na publicação Estética e raça: ensaios sobre a literatura negra, e o estudo historiográfico O massacre dos libertos sobre raça e República no Brasil (1888-1889), do pesquisador Matheus Gato.

Homenageado na última edição do ano passado – a newsletter foi totalmente dedicada à sua obra –, o poeta, pesquisador, ensaísta e ficcionista mineiro Edimilson de Almeida Pereira também marca presença na primeira edição de 2022, com o romance Um corpo à deriva. Na obra, o autor utiliza a voz narrativa em primeira pessoa para fazer ecoar reflexões de caráter histórico, social e filosófico. 

O literafro
Vinculado ao Grupo Interinstitucional de Pesquisa Afrodescendências na Literatura Brasileira da UFMG, o projeto literafro mantém portal dedicado à literatura afro-brasileira e também participa de inúmeras publicações, com destaque para a coleção Literatura e afrodescendência no Brasil: antologia crítica e para os volumes didáticos Literatura afro-brasileira – 100 autores do século 18 ao 21 e Literatura afro-brasileira – abordagens na sala de aula.

Com Assessoria de Informação da Faculdade de Letras