Arte e Cultura

Pró-reitoria de Assuntos Estudantis divulga projetos de estudantes financiados neste ano

Estudantes que tiveram projetos aprovados se reuniram hoje para assinatura dos termos de concessão dos recursos Foto: Carol Prado / UFMG

O resultado das chamadas de propostas de projetos de estudantes lançadas pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (Prae) foi “sucesso total”, na avaliação do pró-reitor Tarcísio Mauro Vago. Trinta e seis iniciativas foram aprovadas – 23 na modalidade Apoio acadêmico e 13 em Ações afirmativas. A relação dos projetos contemplados está disponível no site da Prae.

“No ano passado, quando criamos as chamadas, recebemos 53 propostas; neste, o número de submissões praticamente dobrou: foram 99 propostas. E o ganho não foi só quantitativo”, comemora Tarcísio, destacando também a qualidade dos projetos recebidos e o fato de que mais de um terço das ofertas foram aprovadas. “Agora, além do professor, o estudante da UFMG é também um coordenador de projetos que visam produzir reflexões e conhecimento”, diz o pró-reitor.

Na tarde desta sexta-feira, 26, alunos que submeteram os projetos selecionados se reuniram com a Prae no CAD 1 para a assinatura do termo de concessão dos recursos. Os projetos acadêmicos receberão R$ 21,6 mil (R$ 900 por projeto, em média). Para os da modalidade Ações afirmativas, foram destinados cerca de R$ 17 mil, média de R$ 1,3 mil por projeto.

Foram aprovadas iniciativas vinculadas às três grandes áreas de conhecimento e também aos três principais campi da Universidade: Pampulha, Saúde (e demais unidades do Centro de Belo Horizonte) e Montes Claros.

Política permanente
Esta foi a segunda chamada consecutiva da Prae por projetos estudantis. Tarcísio Vago explica que, à parte o cenário de contenção orçamentária vivida pela Universidade nos últimos tempos, as chamadas vão ser mantidas e já integram uma política de financiamento permanente.

“O financiamento de projetos de estudantes foi uma das motivações para a criação da Prae. Nesse sentido, o sucesso das chamadas é de certa forma uma consolidação da Pró-reitoria de Assuntos Estudantis”, afirma. “Uma comunidade universitária só se estrutura a partir do momento em que as três categorias se articulam para produzir conhecimento. Agora, com essas chamadas que criamos, nosso estudante pode oferecer a sua contribuição.”

A despeito da limitação de recursos, o orçamento das chamadas para 2017 foi mantido em relação ao ano passado. “Cada chamada previa apoio para até dez projetos de até R$ 2 mil cada, somando até R$ 20 mil por chamada”, lembra Tarcísio. Na soma das duas chamadas, o orçamento alcança anualmente R$ 40 mil, que devem ser distribuídos entre 20 projetos. Contudo, por meio de um remanejamento de verbas realizado pela Pró-reitoria, foi possível financiar quase o dobro de projetos, já que alguns deles demandavam valores menores.

Os projetos aprovados serão apresentados na Semana do Conhecimento 2017, prevista para o período de 16 a 20 de outubro, e vão participar das avaliações para as premiações.

Contra desigualdades
A Resolução nº 17/2015, do Conselho Universitário da UFMG, define como projetos de ação afirmativa aqueles que visam combater desigualdades e enfrentar discriminações. Nesse sentido, foram aprovados projetos sobre valores africanos, feminismo, direitos indígenas, acessibilidade, sexualidade, entre outros, em diferentes campos do saber, como a estatística, a dança, a medicina e a arquitetura.

A chamada para iniciativas acadêmicas estudantis, por sua vez, buscava projetos técnico-científicos e artístico-culturais estabelecidos de forma articulada a estudos, pesquisas e ações de ensino e extensão da Universidade. Nessa perspectiva, foram aprovados projetos das mais diferentes áreas, como belas-artes, zootecnia, agronomia, engenharias, arquitetura e urbanismo, biomedicina, educação física, museologia, economia, geografia, direito, pedagogia, arquivologia.

As convocatórias para projetos de estudantes têm contemplado iniciativas de alunos da graduação, mas, segundo Tarcísio Vago, está no horizonte a ideia de apoiar também alunos de pós-graduação. Essa ideia está sendo gestada em parceria com a Pró-reitoria de Pós-graduação (PrPG).