Formas de Ingresso

Processo seletivo seriado é tema de nova audiência pública

Encontro será nesta quarta, 29, às 14h, no auditório da Reitoria

Movimentação de estudantes no campus Pampulha
Movimentação de estudantes no campus Pampulha: processo seriado deverá coexistir com o ingresso via Enem/SisuFoto: Raphaella Dias | UFMG

Nesta quarta-feira, 29, às 14h, o auditório da Reitoria, no campus Pampulha, recebe uma nova audiência pública para debater a possibilidade de a UFMG adotar, a partir do próximo ano, o processo seletivo seriado na graduação. A modalidade já é adotada por 14 universidades públicas brasileiras, e várias outras estão debatendo a sua implementação. O evento é aberto à comunidade universitária de servidores e estudantes.

O processo seletivo seriado consiste na aplicação de exames para os alunos do ensino médio ao fim de cada uma das três séries desse ciclo. A ideia é que ele conviva com a modalidade atual, que utiliza o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Nesse formato, as duas modalidades (Enem-Sisu e seleção seriada) proveriam juntas o acesso às 6.740 vagas que a UFMG oferece em seus 91 cursos de graduação.

Os debates sobre a possibilidade de a UFMG adotar a modalidade seriada como uma das modalidades de seu processo seletivo para a graduação começaram a ser realizados junto à comunidade acadêmica no mês passado. Desde então, duas audiências foram realizadas: uma no Instituto de Ciências Agrárias (ICA), em Montes Claros, no dia 16 de outubro, e outra no campus Saúde, em Belo Horizonte, na Faculdade de Medicina, na última quarta-feira, 22.

Educação básica
Ainda haverá uma nova audiência no dia 5 de dezembro, terça-feira, às 14h, também na Reitoria, no campus Pampulha. Esta é direcionada para os professores e os gestores das escolas de educação básica. Se, após todo o ciclo de discussões, a proposta for aprovada, os exames seriados para a UFMG começarão a ser aplicados em dezembro de 2024, para alunos do primeiro ano do ensino médio.

Com esse cronograma, os primeiros calouros selecionados por meio do processo seletivo seriado ingressariam na Universidade no primeiro período letivo de 2027. O percentual de vagas destinado a cada processo seletivo está sendo discutido nas audiências; independentemente dessa proporção, a diretriz é que seja mantido, nesse novo formato, respeito integral à Lei de Cotas.