Arte e Cultura

Procult lança nova edição de mapeamento cultural da UFMG

Pesquisa prevê levantamento dos agentes culturais da universidade a cada dois anos; questionário já pode ser respondido de forma on-line

Apresentação da mostra de corais da UFMG
Apresentação da mostra de corais da UFMG: antigas e novas ações podem ser descritas em novo mapeamentoFoto: Portal Cultura UFMG

Estudantes, professores, servidores técnico-administrativos e profissionais terceirizados da UFMG podem participar do 2º Mapeamento Cultural da UFMG 2022-2023. A pesquisa, que dá continuidade ao levantamento realizado no triênio 2019-2021, tem o objetivo de identificar os agentes individuais, coletivos e espaços que produzem cultura na Universidade. Quem participou do último mapeamento pode e deve participar novamente, cadastrando novas ou antigas iniciativas em andamento. O novo formulário pode ser respondido até 29 de dezembro.

Realizado pela Pró-reitoria de Cultura da UFMG (Procult), o mapeamento vai revelar mais sobre o contexto das práticas culturais na universidade, a fim de subsidiar a construção da política de cultura da UFMG.

“O 1º Mapeamento Cultural reuniu as iniciativas e provocou reflexão sobre o campo cultural na Universidade com vistas à continuidade do desenvolvimento de sua política cultural. Registramos uma importante participação dos estudantes (59% dos respondentes), bem como de grupos de pesquisa e grupos artísticos ligados à UFMG.  Além de possibilitar o reconhecimento dos agentes, espaços e ações culturais, no âmbito da universidade, aquele primeiro mapeamento evidenciou redes dos agentes da UFMG com a comunidade externa e interunidades e ressaltou, de modo significativo, a diversidade e transversalidades das ações culturais desenvolvidas pela UFMG nos anos de 2019, 2020 e 2021”, avalia a pró-reitora adjunta e coordenadora da pesquisa, Mônica Ribeiro.

Análise longitudinal
Os levantamentos serão feitos a cada dois anos, para que seja possível traçar um retrato dos agentes e das ações culturais da UFMG no período e possibilitar uma análise em longo prazo dos processos relativos à produção cultural da Universidade. “O 2º Mapeamento Cultural da UFMG vai inventariar as ações, os agentes e espaços culturais da instituição nos anos de 2022 e 2023, identificando, inclusive, as iniciativas que são contínuas. Pretendemos, ainda em nossa gestão, realizar mais dois mapeamentos: um por meio de pesquisa documental e bibliográfica, em 2024, e outro por meio de questionário, como o atual. A expectativa é fazer uma análise longitudinal que englobe os anos de 2019 a 2025, com foco na identificação da marca da diversidade e transversalidade das culturas praticadas na Universidade”, conclui Mônica Ribeiro.

Quem pode participar?

Todos as pessoas da comunidade acadêmica que estudam, pesquisam e trabalham com cultura e arte, ou que contribuam para a divulgação e o desenvolvimento das atividades culturais, são convidados a participar do levantamento. O formulário leva de cinco a 10 minutos para ser respondido.

Quem participou do último mapeamento pode se cadastrar novamente, indicando as mesmas atividades ou outras. Não é necessário que as ações desenvolvidas estejam vinculadas institucionalmente à UFMG para ser incluídas na pesquisa. São aceitos projetos de cunho pessoal, acadêmico ou profissional, realizados dentro ou fora do ambiente universitário, nas seguintes modalidades de participação:

Agente individual: estudantes, pesquisadores, artistas, trabalhadores da área de cultura, professores e servidores técnico-administrativos e profissionais terceirizados, entre outros.

Agente coletivo: grupos de pesquisa, de estudo, artísticos, cineclubes, coletivos, feiras, festivais, podcasts e eventos, entre outros.

Gestor de espaço cultural: centros de comunicação, de divulgação, livrarias, editoras, museus, espaços artístico-culturais, entre outros.

Com Assessoria de Comunicação da Pró-reitoria de Cultura