Pesquisa e Inovação

Produção de pescado no Rio Madeira cai quase 40%

Com participação de pescadores, pesquisa da UFMG associa sumiço dos peixes à construção das hidrelétricas de Jirau e Santo Antônio

Construção das hidrelétricas alteraram o ciclo hidrológico natural do rio
Hidrelétricas alteraram o ciclo hidrológico natural do rio Rangel Santos / UFMG

A comunidade pesqueira do Rio Madeira, que integra a bacia Amazônica, teve participação decisiva em pesquisa que comprova queda de 39% da produção média anual de pescado, após a construção das hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau. As usinas, que desde 2012 compõem o Sistema Interligado Nacional, alteraram o ciclo hidrológico natural, uma das potenciais causas do sumiço dos peixes no maior rio do mundo em ictiofauna.

A pesquisa desenvolvida pelo doutorando Rangel Eduardo dos Santos, do ICB, teve seus resultados publicados em artigo na revista americana Fisheries Management and Ecology, com participação de pesquisadores das universidades federais do Amazonas, de São João del-Rei e do Sul da Bahia. A redução da pesca, já prevista pelos próprios pescadores e medida antes e depois do represamento do rio, acarreta prejuízos anuais estimados em mais de R$1,3 milhão.

O estudo foi tema da matéria de capa publicada na edição 2033 do Boletim UFMG.