Pesquisa e Inovação

Professor da Face é premiado na Índia por tese defendida na Universidade de Cambridge

João Romero (à direita), na cerimônia de premiação
João Romero (à direita), na cerimônia de premiação www.eximbankindia.in

O professor João Prates Romero, da Faculdade de Ciências Econômicas (Face) e do Cedeplar, recebeu na última semana, na Índia, o Brics Economic Research Award 2016, pela tese de doutorado Technical progress and structural change: the roles of demand and supply in economic growth, defendida na Universidade de Cambridge, Reino Unido, em julho de 2015.

Ele concorreu com outros 54 pesquisadores nascidos nos países que formam o grupo Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). O objetivo do prêmio, oferecido pelo Export-Import Bank of India, é estimular a pesquisa de doutoramento em economia sobre tópicos atuais e especialmente relevantes para os países-membros do Brics.

De acordo com João Romero – que fez graduação e mestrado na UFMG e ingressou como professor no primeiro semestre deste ano –, a tese ressalta a importância da produção de média e alta tecnologia para o desenvolvimento. “Mostro como esse modelo de produção forma um circuito no qual o aumento da produtividade e das exportações leva ao crescimento no longo prazo”, afirma o professor. Ele usou dados de países desenvolvidos, mas a banca avaliadora considerou que as interpretações se aplicam a países em desenvolvimento como os do Brics.

Do ponto de vista teórico, o trabalho explora a importância de fatores relacionados a demanda e oferta. “Fica demonstrado, entre outras coisas, que não basta elevar investimentos em pesquisa. Para que ela gere inovação, é preciso que haja crescimento da demanda”, diz João Romero, que recebeu cerca de US$ 20 mil.

Duas vezes vencedor do Prêmio CNI de Economia (nas categorias Intermediação financeira e crescimento industrial, em 2009, e Indústria brasileira, em 2015), João Prates Romero concentra suas pesquisas nos temas desenvolvimento, crescimento econômico, comércio internacional, Teoria Kaldoriana, Teoria Pós-Keynesiana, Teoria Schumpeteriana e economia aplicada.