Professor da Fale lança livro sobre a obra de Lúcio Cardoso
Coletânea organizada por Leandro Rodrigues analisa, sob diferentes perspectivas, a obra do autor de 'Crônica da casa assassinada'
A obra do mineiro Lúcio Cardoso, que estreou em 1934 com o romance Maleita e se consagrou com Crônica da casa assassinada (1959), considerada sua obra-prima, ganhou lugar especial na literatura brasileira, alinhada às propostas de Octávio de Faria, Cornélio Penna, Augusto Frederico Schmidt, Clarice Lispector e a alguns aspectos de Guimarães Rosa, entre outros. Neste mês, o professor da Faculdade de Letras da UFMG Leandro Garcia Rodrigues e a Relicário Edições lançaram o livro Lúcio Cardoso – 50 anos depois.
O volume reúne textos inéditos e outros apresentados em colóquio realizado em 2018, pelo Programa de Pós-graduação em Estudos Literários e pelo Acervo de Escritores Mineiros, em homenagem a Lucio Cardoso, cinco décadas após sua morte. São diferentes perspectivas críticas, teóricas e expressivas sobre esse escritor de “uma obra múltipla, marcada pelo distanciamento dos temas sociais de linhagem marxista de denúncias sociais, tão ao gosto da época, e investigação intimista da condição humana, pela análise das vicissitudes existenciais de ordem ontológica, comportamental e religiosa”, como define o professor Leandro Rodrigues, na apresentação do livro.
Para o organizador, “pode-se dizer que Lúcio Cardoso é daqueles autores necessários à leitura e à problematização que a literatura pode despertar. Sua obra, infelizmente, ainda é desconhecida para muitos, um hiato que esta publicação pretende amenizar”.
Lúcio Cardoso –- 50 anos depois começa com os textos Lúcio Cardoso – agora, sempre, de Leandro Garcia Rodrigues, e Heranças, de Rafael Cardoso, porque têm caráter de apresentação geral do livro. Os demais ensaios, dispostos pela ordem alfabética dos seus títulos, são assinados por Ésio Macedo Ribeiro, Gustavo Silveira Ribeiro, Denilson Lopes, Walmir Ayala, Marília Rothier Cardoso, Elizabeth Cardoso, Fernando Monteiro de Barros, Ruth Silviano Brandão, Beatriz Damasceno, Rodrigo Coppe Caldeira, Valéria Lamego, Luiz Carlos Lacerda e Andrea de Paula Xavier Vilela.
Livro: Lúcio Cardoso – 50 anos depois
Organizador: Leandro Garcia Rodrigues
Edições Relicário
180 páginas / R$ 35,70, no site da editora