Coberturas especiais

Professor da Medicina elabora guia com orientações para limpeza de edifícios

Membro do comitê científico da OMS, Ulysses Panissët compilou orientações para higienização de prédios residenciais durante pandemia

Em edifícios, atenção deve ser maior à limpeza dos espaços de uso comum
Em edifícios, atenção deve ser maior à limpeza dos espaços de uso comum Foto: Breno Pataro / PBH / CC BY-NC 2.0

Em todo o país, condomínios residenciais têm tomado precauções para frear o avanço da Covid-19. Síndicos, moradores e trabalhadores vêm se esforçando para mudar regras e hábitos de uso dos espaços compartilhados, como hall de entrada, elevadores e salões de festa. 

No mês passado, o professor Ulysses Panissët, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, elaborou um guia com orientações específicas para limpeza de edifícios residenciais durante o combate ao novo coronavírus.

Membro do comitê científico da OMS, Panissët falou sobre as orientações em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta quarta-feira, 8. No programa, ele lembrou que grande parte dos moradores de Belo Horizonte vive em apartamentos. “Por isso, a gente tem uma preocupação muito grande com os espaços de uso comum dos prédios e condomínios”, afirmou.

O professor destacou ainda que o documento foi pensado levando em conta não apenas os condomínios com maior infraestrutura e equipe especializada de limpeza. 

“Pensamos também nas moradias populares, como os condomínios do Minha Casa Minha Vida. Temos que pensar em propostas que possam ser feitas em comum nesses lugares”, explicou.

Ouça a conversa com Luíza Glória

Produção de Tiago de Holanda