Saúde

Professora da UFMG ressalta a importância da música durante o isolamento

‘A música nos afeta e nos conecta’ diz docente do Departamento de Teoria Geral da Música

Há música em todos os momentos de nossas vidas, desde a pulsação rítmica de nossos corações até grandes espetáculos e apresentações. Ela pode aumentar a conexão entre pessoas e é usada até mesmo como terapia, já que a música é capaz de ativar diversas áreas cerebrais simultaneamente.  

Podemos reparar a influência da música inclusive nos bebês: a forma como pais e filhos se comunicam durante a infância é também um tipo de musicalidade e muitas crianças recebem estímulos psicofisiológicos durante a escuta, causando diversas reações, que variam conforme a subjetividade de cada um, como agitação, concentração, relaxamento e estímulo das pernas e braços. 

Durante o isolamento social podemos reparar algumas mudanças no nosso estado mental, por isso, a escuta musical pode colaborar para aliviar um pouco a tensão causada pela pandemia do coronavírus. Saiba mais no vídeo da TV UFMG. 

Ficha técnica: Luiz Cisi (produção); Ângelo Araújo, Cedoc TV UFMG e Ravik Gomes (imagens); Marcia Botelho (edição de imagens); Jessika Viveiros (edição de conteúdo).