Arte e Cultura

Professoras da Música lançam álbum com canções de Francisco Braga

Autor do Hino à Bandeira, Braga foi um dos mais importantes compositores da música brasileira do final do século 19 e do início do século 20

Francisco Braga, autor do Hino à Bandeira, foi um dos mais importantes compositores da música brasileira do final do século 19 e do início do século 20. Porém, há uma lacuna na literatura musical brasileira quando se trata de sua obra. É essa lacuna que a soprano Mônica Pedrosa e a pianista Guida Borghoff – professoras da Escola de Música da UFMG – buscam preencher, com o álbum Francisco Braga – Canções, produzido com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e com o apoio da Escola de Música da UFMG.

O álbum apresenta, pela primeira vez reunidas, todas as canções para canto e piano escritas pelo compositor carioca. O trabalho das professoras da UFMG é resultado de um extenso trabalho, que envolveu a busca por partituras originais desaparecidas, a catalogação, os estudos interpretativos e a edição de novas partituras.

A professora, pesquisadora e cantora lírica Mônica Pedrosa, também diretora da Escola de Música da UFMG, falou sobre o trabalho e sobre o concerto de lançamento, em entrevista ao programa Conexões, da Rádio UFMG Educativa, nesta terça-feira, 6.

Ouça a conversa com Luíza Glória

O concerto de lançamento será apresentado nesta terça, às 19h30, no Conservatório UFMG (Avenida Afonso Pena, 1.534, Centro), e na quarta, 7, às 18h30, na Escola de Música da UFMG, campus Pampulha (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6.627). 

Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (31) 3409-8300 (Conservatório UFMG) e 3409-4700 (Escola de Música).

No vídeo abaixo, as professoras interpretam as canções Borboletas e Cantiga de amor: