Extensão

Professores da UFMG lançam livro sobre doenças vasculares dirigido a não especialistas

obra

Nesta quinta-feira, 29, dois professores da UFMG lançam o livro Vascular diseases for the non-specialist: an evidence-based guide (Doenças vasculares para o não especialista: um guia baseado em evidências) em evento na Faculdade de Medicina. O encontro com os editores será realizado às 19h, na sala 62.

Escrito em inglês, o volume foi organizado e editado pelos professores Lígia de Loiola Cisneros, do Departamento de Fisioterapia da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO), e Túlio Pinho Navarro, do Departamento de Cirurgia da Faculdade de Medicina. A obra é fruto de parceria entre os editores e Alan Dardik, cirurgião vascular que é professor da Universidade de Yale, dos EUA.

Mais de 30 autores colaboraram na redação do volume, entre estudantes dos cursos de medicina e fisioterapia da UFMG, residentes de cirurgia vascular do Hospital das Clínicas (HC) e professores e profissionais das áreas de medicina, fisioterapia e enfermagem. No lançamento, serão sorteados exemplares do livro e distribuídos cupons para a compra da obra com 20% de desconto, diretamente no site da editora Springer, que centraliza as vendas. No valor cheio, o livro custa 109 dólares.

Acesso ao conhecimento
“A ideia do livro surgiu após notarmos que alunos de graduação e especialistas de outras áreas da saúde não contam com um livro prático, baseado em evidência científica, para guiar seus estudos e práticas diárias”, explicam os autores, lembrando que até então só se contava com grandes tratados de cirurgia vascular.

Nessa linha, a obra busca suprir essa lacuna entre a área básica e o especialista, fornecendo material para estudantes e profissionais que não são especialistas em doenças vasculares, mas que se relacionam com elas em sua atividade profissional.

“Profissionais como o educador físico, o fisioterapeuta e o terapeuta ocupacional recebem no seu dia a dia pacientes com sinais e sintomas de doenças que não sabem identificar ou tratar de forma adequada. Alguns exemplos são as doenças arteriais, venosas e linfáticas e o pé diabético”, lembra Lígia Cisneros.

“Por isso, fizemos um guia prático, com o conhecimento necessário para que o médico e os outros profissionais consigam encaminhar da melhor forma os pacientes com doenças vasculares, que são atualmente muito prevalentes”, explica Túlio Navarro. No volume, são apresentadas as doenças mais comuns encontradas na prática clínica.

A Faculdade de Medicina da UFMG fica na Avenida Alfredo Balena, 190, Santa Efigênia.