Extensão

Profissionais da linha de frente do combate à covid-19 recebem mensagens de apoio e gratidão

Trabalho de coleta e envio das homenagens é feito pela equipe do projeto 'Cuidar de quem cuida', da Escola de Enfermagem

As mensagens de gratidão aos profissionais também são postadas no instagram do projeto
As mensagens de gratidão aos profissionais também são postadas no perfil do projeto no InstagramReprodução / Escola de Enfermagem da UFMG

Ansiedade, síndrome do pânico, nervosismo, insônia, medo, frustração, fadiga e conflitos interpessoais são alguns dos sentimentos relatados por profissionais da saúde que estão na linha de frente de combate à covid-19. Com o objetivo de expressar apoio, carinho, solidariedade e incentivo a esses trabalhadores, o projeto de extensão Cuidar de quem cuida, promovido pelo Departamento de Gestão em Saúde da Escola de Enfermagem, recebe e encaminha mensagens positivas aos integrantes das equipes multiprofissionais de saúde do país.

A coordenadora do projeto, professora Karla Rona da Silva, explica que as homenagens, em formato de cartão (texto), vídeos ou áudios, podem ser enviadas pelo e-mail cuidardequemcuidaufmg@gmail.com ou pelo WhatsApp (31) 99579-0660. A equipe de voluntários do projeto contata os profissionais de saúde para explicar o objetivo do projeto e repassar as mensagens. “A rotina nos serviços de saúde é muito estressante, e a pandemia tornou tudo ainda mais difícil. Nosso objetivo é promover o cuidado à saúde, e as mensagens positivas têm renovado o ânimo de muitos trabalhadores, como eles mesmos nos relatam”, afirma a professora.

Até do exterior
O projeto recebeu, até o mês de fevereiro, 2.883 mensagens no formato de texto e 3.728 vídeos, que foram encaminhados para 6.611 profissionais dos serviços de saúde de Minas Gerais, Bahia, Pará, Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo. Também foram acolhidas homenagens de familiares residentes na Espanha, na Inglaterra e na França.

O técnico de enfermagem Neibert Soares Silva, do Hospital João XXIII, é um dos homenageados e relata seus sentimentos: "Fiquei muito feliz e emocionado com a mensagem. Isso nos ajuda a continuar o trabalho, que tem sido bem difícil. A família é nosso maior apoio para continuar ajudando a população. Também fiz questão de homenagear uma colega. Precisamos nos elogiar mais uns aos outros e cuidar mais uns dos outros. Fiquem em casa e se cuidem por mim", acrescentou.

As mensagens também são postadas no perfil do projeto no Instagram (@cdqc2020).

Com Assessoria de Comunicação da Escola de Enfermagem