Notícias Externas

Programa Conexões aborda relatório final da Comissão da Verdade em MG

Mais de cem pesquisadores contribuíram para a produção do documento divulgado pela Covemg

Relatório, que tem mais de 1,7 mil páginas, foi apresentado em audiência na Assembleia Legislativa
Relatório, que tem mais de 1,7 mil páginas, foi apresentado em audiência na Assembleia Legislativa Alicianne Gonçalves | UFMG Educativa

A Comissão da Verdade em Minas Gerais (Covemg) divulgou seu relatório final, que apresenta, com detalhes, novas circunstâncias de morte e de tortura no período da ditadura militar. O documento revela também violações contra camponeses, indígenas, trabalhadores e religiosos.

O levantamento foi realizado durante quatro anos e foi dividido em grandes temas, como tortura, mortes e desaparecimentos de opositores à ditadura, estrutura da repressão e atentados cometidos contra instituições ou pessoas em Minas Gerais.

O professor Robson Sávio Reis Souza, da PUC Minas, coordenador geral da Covemg, falou sobre o relatório durante edição do programa Conexões, da UFMG Educativa, desta quinta-feira, 14 de dezembro.

ouca-a-conversa-com-luiza-gloria-14-12-2017.mp3

O texto final da Covemg, as pesquisas realizadas e os depoimentos coletados podem ser vistos no Arquivo Público Mineiro (Avenida João Pinheiro, 372, Funcionários) ou consultados no site da Comissão.