Institucional

Programa da Capes e da UFMG que promove mobilidade internacional lança novas chamadas

Iniciativa contempla professores, pesquisadores e estudantes da UFMG e do exterior; inscrições poderão ser feitas a partir de 1º de agosto

Universidade de Amsterdã, Holanda, é um dos destinos da mobilidade promovida pela UFMG C messier - CC BY-SA 4.0 | wikimedia.org

Novas chamadas do programa Capes PrInt na UFMG recebem inscrições a partir de 1º de agosto. A iniciativa viabiliza temporadas de docentes e estudantes de pós-graduação em instituições fora do Brasil e de professores e pesquisadores do exterior nos programas de pós da Universidade. Os selecionados nesta edição farão suas viagens a partir de maio de 2023.

As chamadas contemplam membros dos 57 programas de pós-graduação participantes do PrInt na UFMG. Em três edições do programa (duas em 2019 e uma em 2021), foram concedidas mais de 400 bolsas.

A chamada de Doutorado-sanduíche oferece a doutorandos estágios no exterior, com duração de seis a 12 meses. Podem também deixar o Brasil pelo PrInt UFMG professores interessados em fazer estudos avançados após o doutorado. Nesse caso (professor visitante no exterior), são duas as categorias: docentes com até dez anos de doutoramento (júnior) e com mais de dez anos (sênior). As temporadas para os docentes também podem durar de seis a 12 meses.

Para atrair pesquisadores de renome internacional que residem e atuam fora do país, a UFMG mantém a chamada Professor visitante no Brasil. Eles vêm para ministrar cursos, seminários ou palestras, durante até 15 dias. As propostas devem ser feitas por docentes da UFMG vinculados a um dos programas credenciados.

A quarta e última modalidade de chamada, Pós-doutorado com experiência no exterior, tem o objetivo de trazer à UFMG pesquisadores doutores com experiências fora do país para atuar nos programas, em todas as áreas do conhecimento. As temporadas são de até um ano. Também nesse caso, os professores de pós-graduação devem submeter as candidaturas.

As chamadas estão publicadas no site da Pró-reitoria de Pós-graduação (PrPg). As inscrições poderão ser feitas até 2 de setembro.

Isabela Pordeus:
Isabela Pordeus: formação ainda mais qualificadaFoca Lisboa | UFMG

Sistema consolidado
A pró-reitora de Pós-graduação, professora Isabela Pordeus, destaca que o programa desenvolvido em parceria da UFMG com a Capes é fundamental para a formação ainda mais qualificada de pós-graduandos e para estabelecer e reforçar acordos de atuação conjunta com instituições estrangeiras. "Nosso sistema de pós-graduação é consolidado e respeitado internacionalmente, e a mobilidade de estudantes e docentes nos dois sentidos fortalece a UFMG como centro de pesquisa e propicia estreitar relações com grandes centros de geração de conhecimento", afirma a pró-reitora. Ela lembra que 34 programas da Universidade, entre 69 elegíveis (os que oferecem doutorado), têm as notas mais altas (6 e 7) atribuídas pela Capes.

Outras 32 instituições brasileiras com programas de pós-graduação de excelência participam do programa da Capes. O PrInt UFMG promove cultura de internacionalização da pós por meio de abordagem transversal e transdisciplinar – as propostas são agrupadas por eixos temáticos.

Caso não haja parceria formalizada com a instituição estrangeira envolvida nas candidaturas submetidas, o acordo deve ser firmado, e o processo, iniciado antes do começo da mobilidade. Informações sobre os convênios em vigor estão no site da Diretoria de Relações Internacionais (DRI).