Institucional

Programa da UFMG exerce papel-chave para os setores de mineração, metalurgia e materiais

Com abrangente conjunto de linhas de pesquisa, o PPGEM, que acaba de completar 50 anos, tem contribuído para modernizar segmentos estratégicos da economia de Minas Gerais

Prédio em que o Programa iniciou suas atividades
Prédio em que o Programa iniciou suas atividades, em 1971Arquivo do PPGEM

O Programa de Pós-graduação em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas (PPGEM) iniciou suas atividades em 1971, com nível de mestrado, no antigo Instituto de Pesquisas Radioativas (IPR) da Escola de Engenharia, onde atualmente funciona o Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN). Ao longo desses 50 anos, o Programa incorporou novas metas e estratégias, colecionando marcos significativos e casos de sucesso. 

Como destaca o professor Eduardo Henrique Martins, do Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, que é subcoordenador do PPGEM, o Programa contribui de maneira significativa para o fortalecimento técnico de indústrias das áreas de mineração, metalurgia e materiais. “Sua atuação e interação com o setor produtivo contribuem para o aumento da competitividade dos produtos mineiros, especialmente no atual cenário de crise enfrentado pelo estado”, observa o docente, acrescentando que o PPGEM também tem sido responsável pela proposição de opções tecnológicas para mitigar problemas ambientais e de segurança relacionados às atividades mineradoras, metalúrgicas e de materiais em Minas Gerais.

A diversidade de público, formação e produtos gerados no âmbito do PPGEM, no entendimento do subcoordenador, impulsiona uma ampla discussão sobre ideias e conceitos que enriquecem a experiência de discentes e docentes – ao mesmo tempo que promove a integração do conhecimento. “O Programa exerce papel preponderante na nucleação de grupos de pesquisa e no apoio ao estabelecimento e crescimento de diversas instituições de ensino e pesquisa implantadas nos últimos 30 anos”, completa Eduardo Martins.

O Programa tem conceito 6 na avaliação da Capes. Suas áreas de concentração são Ciência e Engenharia de Materiais; Metalurgia Extrativa e Meio Ambiente; Metalurgia Física e de Transformação; e Tecnologia Mineral.

Criatividade e rigor científico

Breno Barrioni:
Breno Barrione :explorar potencialidadesArquivo pessoal

O residente de pós-doutorado Bruno Barrione ingressou no PPGEM, no mestrado, em 2012, e cursou o doutorado entre 2014 e 2018. O período em que integrou o Programa, conforme relata, despertou seu olhar científico, especialmente quanto à importância da construção de novas ferramentas e soluções no âmbito da Ciência e Engenharia de Materiais que pudessem gerar impacto positivo na sociedade e contribuir para o avanço tecnológico do país.

“A orientação da professora Marivalda Pereira me proveu habilidades que foram fundamentais para meu desenvolvimento na área científica e acadêmica. Graças a toda a equipe do Programa, pude colocar em prática diferentes projetos e explorar cada vez mais minhas potencialidades. Hoje, me sinto preparado para trabalhar na ciência, na indústria e na sala de aula”, declara.

Isadora Carvalho concluiu o mestrado (2016) e o doutorado (2020) no PPGEM. “Estar imersa em um programa de pós-graduação com tal gama de linhas de pesquisa – da mineração a polímeros de alto desempenho, da metalurgia física à nanotecnologia – foi, sem dúvida, minha melhor escolha”, enfatizou. No Programa, conta a egressa, ela aprendeu que a criatividade, aliada ao rigor científico, pode mudar o mundo. “Com os exemplos dos docentes e técnicos do PPGEM, de paixão pelo trabalho, crescemos e evoluímos como profissionais tecnicamente capacitados, críticos e, sobretudo, éticos. Levo sempre comigo um pedacinho de cada pessoa com quem tive contato. De nada valem grandes recursos técnicos sem grandes recursos humanos”, conclui.

Processo de laminação realizado nas dependências do PPGen
Processo de laminação realizado nas dependências do PPGen Arquivo do PPGen

Trajetória
Três anos após sua fundação, o PPGEM passou a funcionar no prédio da Escola de Engenharia no Centro de Belo Horizonte, juntamente com o Departamento de Engenharia Metalúrgica, e, em 1983, o Programa passou a ofertar cursos de doutorado. 

Em 2009, o PPGEM mudou-se para o campus Pampulha. A milésima defesa no âmbito do Programa ocorreu em 2012, marco que foi noticiado pelo Boletim UFMG. Em 2016, foi criado o mestrado profissional em Engenharia Metalúrgica, Materiais e de Minas. A milésima defesa de mestrado, no ano de 2019, foi abordada em reportagem do Portal da UFMG.

Atualmente, o Programa abriga 108 estudantes. Seu quadro de docentes é composto de 22 professores permanentes e quatro professores colaboradores.

Celebração
As comemorações dos 50 anos do PPGEM tiveram início com uma cerimônia virtual, na manhã de ontem (14). O evento está sendo transmitido pelo canal do PPGem no YouTube. A programação conta com depoimentos de egressos, ex-coordenadores, representantes de diferentes áreas de pesquisa e professores que participaram de sua fundação. O Programa também lançou novo site e uma logomarca comemorativa.

A programação prossegue na manhã de hoje, dia 15, com apresentação da trajetória acadêmica de egressos.

Matheus Espíndola