Pesquisa e Inovação

Programa da UFMG lança obra interdisciplinar sobre autismo

Livro aborda experiências vivenciadas dentro do Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo da UFMG

‘Atenção Interdisciplinar ao Autismo’ conta com autoria de profissionais brasileiros e especialistas nas diversas áreas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA)
‘Atenção Interdisciplinar ao Autismo’ conta com autoria de profissionais brasileiros e especialistas nas diversas áreas relacionadas ao Transtorno do Espectro Autista (TEA) Divulgação


Desde 2017, o Programa de Atenção Interdisciplinar ao Autismo da UFMG, também conhecido pela sigla PRAIA, atua no acolhimento e suporte à pessoas autistas dentro e fora da universidade. O projeto tem tido grande sucesso em aproximar os serviços já prestados pela UFMG às pessoas que se encaixam no espectro autista e também na informação e capacitação de pais, cuidadores e profissionais. Em celebração a esse trabalho tão importante, as coordenadoras do programa, Ana Amélia Cardoso, do Departamento de Terapia Ocupacional, e Maria Luísa Magalhães Nogueira, do Departamento de Psicologia, lançaram um livro sobre os aspectos interdisciplinares do autismo e as ações desenvolvidas pelo PRAIA. 

Com o título Atenção Interdisciplinar ao Autismo, a publicação conta com a participação de especialistas em áreas relacionadas ao transtorno do espectro autista. Juntos, eles abordam desde o diagnóstico do autismo na área da saúde até aspectos históricos, sociológicos e educacionais associados ao transtorno. Para as ilustrações, foram selecionadas artes feitas por mais de 40 crianças autistas, enquanto a capa do livro foi criada por Samuel Victor Patente, um menino autista de 6 anos de idade. 

Para saber mais sobre esse lançamento e sobre o trabalho desenvolvido pelo PRAIA nesses últimos 5 anos, o programa Conexões desta quinta-feira, 20, recebeu a psicóloga, especialista em transtornos do espectro autista e coordenadora do PRAIA e do curso de especialização em autismo na UFMG, Maria Luísa Magalhães Nogueira. A convidada contou como surgiu a ideia para o livro, que veio da necessidade de uma aproximação entre diferentes pesquisadores e núcleos da UFMG que não estavam dialogando entre si. O autismo demanda necessariamente um trabalho interdisciplinar, de acordo com a psicóloga, e o conhecimento em torno do transtorno vem crescendo em termos de pesquisa, exigindo uma atualização. 

Nogueira também falou sobre diversas ações de inclusão e adaptação desenvolvidas dentro da Universidade através do programa e a importância de convidar as pessoas envolvidas para oferecer um panorama mais geral sobre o autismo por meio da publicação. A especialista também deu detalhes sobre o concurso para seleção da ilustração da capa do livro, que inclui ilustrações de todos os participantes. “A gente busca sublinhar a importância desse diálogo entre a ciência e a arte, tanto no universo das pesquisas e das intervenções, que precisam avançar sempre, mas que precisam avançar de forma sensível, de forma ética e de forma humana, e a arte é uma expressão importante nisso”, explicou a professora.

Ouça a entrevista completa no Soundcloud.

O livro Atenção Interdisciplinar ao Autismo foi organizado por Maria Luísa Magalhães Nogueira e Ana Amélia Cardoso, ambas acadêmicas da UFMG. A publicação é feita pela Editora Ampla e pode ser adquirida pelo site.

Produção: Carlos Ortega, sob orientação de Luiza Glória
Publicação: Enaile Almeida, sob orientação de Hugo Rafael