Programa da Unesco que difunde acervos históricos recebe candidaturas

Imagem dos índios Tikuna (1940, Alto do Rio Solimões), que integra catálogo virtual do projeto Memória do Mundo Arquivos do Brasil Memória do Mundo / Fundação Nacional do Índio

Estão abertas, até 31 de julho, as candidaturas ao Registro Nacional do Brasil no Programa Memória do Mundo da Unesco, para o ano de 2017. Serão selecionados documentos ou conjuntos documentais de natureza arquivística e bibliográfica – inclusive audiovisuais – custodiados em território nacional e de relevância para a memória da sociedade brasileira. Conheça edital do programa.

Os formulários, preenchidos, devem ser enviados exclusivamente em formato digital para o e-mail candidaturamowbrasil@arquivonacional.gov.br.

De 2007 a 2016, 91 acervos brasileiros foram nomeados no Programa Memória do Mundo da Unesco, que visa preservar e difundir documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor para os descobrimentos, conquistas e evolução da humanidade.

Pérolas mineiras

xx

Reprodução

A Coleção de Obras Raras da Biblioteca Mineiriana, do Instituto Cultural Amilcar Martins, está entre os acervos nacionais nomeados em 2016. Com curadoria do professor Amilcar Vianna Martins Filho, da Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG, a Coleção traz preciosidades da história de Minas Gerais.
Obras completas do inconfidente Cláudio Manoel da Costa, em edição de 1768, o relato do Triunfo Eucarístico, realizado em Vila Rica, em 1733, que marcou a condução do Santíssimo Sacramento da Igreja do Rosário para a Matriz de Nossa Senhora do Pilar, os poemas épicos Caramuru [imagem da capa à esquerda], de José de Santa Rita Durão, sobre a conquista da Bahia (edição de 1781), O Uraguay (edição de 1769, em grafia original), de Basílio da Gama, sobre os entreveros entre portugueses e espanhóis na região do Rio da Prata, são algumas das publicações raras do acervo.

A coordenadora da Divisão de Coleções Especiais e Obras Raras da UFMG, Diná Araújo, integrante do Comitê Nacional do Programa Memória do Mundo, explica que participar desse processo seletivo é muito importante. "Caso os documentos submetidos sejam selecionados, seu registro no Programa Memória do Mundo da Unesco conferirá visibilidade mundial ao patrimônio avaliado e à instituição na qual se encontra”.

A lista dos selecionados no edital de 2017 será divulgada em 9 de outubro, no site do Comitê MOW-Brasil. No dia 7 de dezembro, os acervos eleitos receberão os certificados de nomeação e o selo que os identifica como acervos Memória do Mundo da Unesco, em âmbito nacional, em cerimônia no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro. Seus nomes também serão anunciados em portaria do Ministério da Cultura, publicada no Diário Oficial da União.