Programa de Educação Tutorial completa 40 anos

Evento nesta quarta discute a importância da iniciativa na formação acadêmica e profissional de seus integrantes

Integrantes do PET do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros
Integrantes do PET do Instituto de Ciências Agrárias, em Montes Claros Amanda Lélis / UFMG

Duas mesas-redondas marcam, nesta quarta-feira, dia 11, as comemorações dos 40 anos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFMG. O evento, que será realizado no auditório da Reitoria, é organizado por estudantes de diferentes cursos de graduação que integram os 14 grupos que compõem o Programa.

Na primeira mesa, a partir das 11h,  serão abordadas as trajetórias do PET. O objetivo é discutir o impacto do programa na carreira acadêmica e profissional de ex-alunos e tutores – alguns deles darão depoimentos. Na segunda, Democracia e políticas públicas, que começa às 17h, haverá um debate sobre a importância do investimento em educação e ciência para a consolidação de programas de excelência.

Vitrine de um ideal
"A trajetória do PET nesses 40 anos se confunde com a própria consolidação da  excelência das universidades públicas do país. O programa, que traz como filosofia a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão, é hoje a vitrine de um ideal completamente possível de ser concretizado quando os investimentos necessários em educação e ciência são feitos. É nesse sentido que o evento procura articular a trajetória do programa e dos seus integrantes à defesa da universidade pública. Não há democracia sem soberania em ciência e tecnologia", analisa Raony Salvador, graduando de filosofia da UFMG e membro do PET do curso.

O Programa, criado em 1979, tem o objetivo de fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão, desenvolvendo uma série de competências que colaboram para a formação sociocultural dos seus membros.

Mesas

Trajetórias do PET
Quando: 11h
Local: Auditório da Reitoria