Programa de Iniciação à Docência recebe inscrições até segunda, 24

Seleção é aberta a estudantes de licenciatura da UFMG e a professores da educação básica

z
Atividade didática na UFMG com presença de estudantes da educação básica: diálogo com o cotidiano das escolas
Foto: Lucas Braga | UFMG

Estudantes de 16 cursos de licenciatura da UFMG e docentes da educação básica das redes públicas municipal, estadual e federal têm até segunda-feira, dia 24, para se inscreverem no Programa Institucional de Iniciação à Docência UFMG (Pibid UFMG), no âmbito do edital 23/2022, da Capes.

O Pibid é uma iniciativa vinculada à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que, na UFMG, visa proporcionar aos licenciandos formação teórico-prática para a iniciação à docência em diálogo com o cotidiano de escolas públicas e com o contexto em que estão inseridas, oferecendo práticas que visam à superação de desafios identificados nos processos de formação humana de crianças, jovens, adultos e idosos.

O Programa oferece bolsas de iniciação à docência, no valor de R$400, para estudantes de licenciatura que tenham cursado até 60% da carga horária do curso. Os selecionados desenvolverão atividade formativa em escolas públicas, com dedicação mensal mínima de 30 horas. O acompanhamento dos estudantes é feito por docentes da educação básica, a quem serão oferecidas bolsas no valor de R$765, sob a coordenação de professores da Universidade.

A UFMG participa do Programa desde sua origem, há mais de dez anos. Mais informações estão disponíveis nos editais da seleção

Com Assessoria de Comunicação da Prograd