Capes PrInt UFMG abre quatro chamadas para mobilidade em 2020

Inscrições terminam em 13 de setembro; há oportunidades para pesquisadores com experiência no exterior, doutorandos e docentes

Vista aérea do campus Pampulha, que reúne a maioria das unidades acadêmicas da UFMG Foca Lisboa / UFMG

A Pró-reitoria de Pós-graduação (PRPG) acaba de lançar quatro chamadas internas do programa Capes-PrInt UFMG, com foco em mobilidades que serão realizadas de março a dezembro de 2020:

Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE): visa à concessão de bolsas de estágio em pesquisa de doutorado.

Professor Visitante Júnior/ Sênior no Exterior (PV no exterior): tem foco em docentes em efetivo exercício na UFMG, que recebem bolsas para a realização de estudos avançados após o doutorado.

Professor Visitante do Exterior (PVE): o objetivo é selecionar pesquisadores de renome internacional, atuantes e residentes no exterior, para proferir cursos, treinamentos, palestras ou seminários presenciais na UFMG.

Pós-doutorado com Experiência no Exterior (PDEE): pesquisadores doutores com experiência no exterior atuam nos programas de pós-graduação da UFMG, em todas as áreas do conhecimento.

O período de inscrição de propostas já está aberto e será encerrado no dia 13 de setembro. Os editais dos processos podem ser consultados no site do programa. O resultado final das seletivas será divulgado até 13 de dezembro.

Redes de pesquisas
O Programa Capes-PrInt visa selecionar projetos de internacionalização de universidades ou institutos de pesquisa que tenham ao menos quatro programas de pós-graduação recomendados pela Capes na avaliação trienal de 2013 e na quadrienal de 2017, entre os quais deve haver, ao menos, dois cursos de doutorado.

O objetivo do projeto é colaborar para a construção e consolidação de planos estratégicos de internacionalização das instituições participantes e estimular a formação de redes de pesquisas que possam colaborar para o ganho de qualidade da produção acadêmica associada à pós-graduação.

Na UFMG, o programa se estrutura em quatro grandes eixos: Sustentabilidade, manejo de risco e governança, Novas tecnologias e fronteiras da ciência, Saúde e bem-estar e Direitos Humanos. Assim, na Universidade, as bolsas do Capes-PrInt são oferecidas a projetos que se enquadrem nesses temas, em proporções que são informadas nos respectivos editais.

Mais informações sobre o Capes-PrInt estão disponíveis na página do programa.